faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que a inovação aberta é uma grande oportunidade para as organizações de saúde?

Article-Por que a inovação aberta é uma grande oportunidade para as organizações de saúde?

inovacao-aberta
Muitas organizações tem com o objetivo ser mais inovadoras. Mas, na realidade, pouquíssimas organizações tem nas inovações geradas internamente, uma grande parte de suas receitas ou de seus resultados.

Mesmo companhias muitos inovadoras como a Apple e o Google encontram grande parte de suas inovações em startups ou empresas médias, que são compradas à medida que as soluções propostas demonstram trazer valor significativo para o mercado. Vale lembrar que o Facebook pagou USD 1 bilhão pelo Instagram em 2012 e que muitas moléculas inovadoras das grandes empresas farmacêuticas, vêm de aquisições de empresas de biotecnologia nascentes.

Uma outra alternativa interessante, de interagir com o mercado externo, em busca de novas idéias é o modelo de open innovation ou inovação aberta, em que organizações estabelecem relações de parceria com startups e outras empresas, a fim de encontrar soluções para problemas muito complexos ou desafiadores.

DeveloperChallenge

Organizações como a Health 2.0 tem organizado Desafios ou Challenges, em que times multidisciplinares são responsabilizados por construir uma solução tecnológica, que resolva o problema identificado por uma organização patrocinadora, como uma entidade sem fins lucrativos, fundação ou uma empresa com fins lucrativos. Desenvolvedores, designers, pacientes, provedores, organizações de saúde e qualquer um interessado em transformar a saúde é convidado a participar de um desafio. Normalmente, os times ganhadores concorrem a prêmios de até USD 100,000.

Alguns dos desafios já promovidos pela Health 2.0 nos Estados Unidos:

Health 2.0 Challenges

A Janssen Farmacêutica patrocinou em 2012, o "Connected Care Challenge”, em que foi feito uma competição para identifcar as soluções mais inovadoras na área de cuidados pós-hospitalar, tendo como objetivo reduzir a taxa de reinternação dos pacientes pós alta. Neste modelo, a solução vencedora ganha o prêmio e mantém a propriedade intelectual desenvolvida, ganhando grande visibilidade na mídia tradicional e digital. O benefício para a empresa patrocinadora é poder identificar soluções para problemas relevantes de seus clientes e identificar soluções que podem vir a fazer parte de seu portfólio de produtos posteriormente através de uma aquisição.

No setor de saúde brasileiro, ainda não se vêem competições de open innovation mas certamente serão iniciativas realizadas no futuro próximo, à medida que este modelo se torne mais comum nos países desenvolvidos e as empresas multinacionais do setor passem  a ter familiaridade com o open innovation e confiança nos seus resultados.