This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Plataforma HemoSphere recebe da Anvisa indicação de expansão de uso

By 22 de julho de 2020 Mercado

Edwards Lifesciences, líder global em inovação no tratamento de doenças estruturais cardíacas e monitoramento de pacientes críticos, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovação para a indicação do uso da Plataforma de monitoramento avançado de hemodinâmica HemoSphere no tratamento de pacientes com COVID-19.

De acordo com o médico João Manoel Silva Jr., Diretor do Departamento de Anestesiologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE): “Pacientes com COVID-19 podem desenvolver disfunção cardíaca. Nesses casos, o uso do monitoramento hemodinâmico pode beneficiar o paciente ao possibilitar o diagnóstico precoce da condição e pode ajudar no acompanhamento da evolução do tratamento em tempo real.”

O monitoramento hemodinâmico registra diferentes sinais vitais que auxiliam no controle da pressão arterial, da circulação sanguínea e do nível de oxigênio em pacientes em estado crítico. Esses pacientes podem apresentar risco elevado de desenvolvimento de condições como sepse e síndrome aguda respiratória quando esses sinais vitais estão alterados.

Para pacientes com COVID-19 em condições graves, é importante monitorar a quantidade de fluidos que recebem, uma vez que a administração de pouco ou muito fluido pode piorar seu estado.

A médica Suzana Lobo, presidente da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), ressalta que o Comitê de Choque e Monitoramento Hemodinâmico da AMIB recomenda o monitoramento contínuo de doenças cardíacas por diversos métodos com o objetivo de reduzir o manuseio do paciente e o risco de contaminação pelos profissionais de saúde. Segundo ela, “a identificação do perfil hemodinâmico e dos riscos de agravamento pode levar à tomada de melhores decisões concernentes ao tratamento.”

“Considerando a complexidade e a velocidade das alterações no quadro clínico de pacientes em condições críticas, a disponibilidade continua de informações pode ajudar os médicos a determinarem as corretas intervenções para manter os pacientes estabilizados”, disse Katie Szyman, vice-presidente corporativa de Cuidados Críticos da Edwards Lifesciences. “Estamos orgulhosos com o fato da Plataforma de monitoramento hemodinâmico avançado HemoSphere ter recebido esta indicação especial da Anvisa.”

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.