This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Philips, Marketing, Custo, Qualidade e Acesso

By 24 de julho de 2014 Mercado

Como gestor na interface de saúde, gestão e marketing, empreendendo com os desafios, dúvidas e aprendizados comuns à maioria dos empreendedores, algo tem chamado a minha atenção recentemente, e uma propaganda da Philips só fez mais eu ter certeza disso.

Quem é da área de saúde já está acostumado que as empresas do setor oscilam entre Custo, Qualidade e Acesso. Grandes hospitais privados tem “acesso” fácil, boa qualidade, mas são caros. Hospitais de periferia tem acesso fácil, custo baixo, mas qualidade ruim. Hospitais-escola tem qualidade melhor (entre “melhor” e “boa” cabe o famoso “vale da morte” que infelizmente aqui pode ter vários significados), custo baixo, porém o acesso é bastante difícil, com filas de meses ou anos. Alguns convênios mais baratos também seguem padrões semelhantes.

Olhando esse tripé comecei a observar que quase todas as empresas em qualquer setor seguem esse padrão, e encontrei um exemplo de Philips que em uma foto confirmou isso. Para os que não sabem ainda, o Empreender Saúde está inaugurando um novo escritório na Vila Mariana, próximo à UNIFESP, e estávamos comprando as luminárias e demais materiais necessários à mudança.

Na loja encontrei esse stand de uma das lâmpadas da Philips.

Philips

A primeira lição à tirar dela é padrão e comunicação orientada à valores. Dá pra perceber que as mensagens ali colocadas não foram escolhidas aleatoriamente. Então vamos aos textos e como eles se relacionam com o que eu falei:

– Longa Vida Útil – Dura até 25.000 horas (Acesso ao Benefício)

– Economia de Até 80% de Energia (Custo)

– Ótima Qualidade de Luz (Qualidade)

Aparentemente, a Philips percebeu isso e orientou seus atributos à esses valores, e melhor ainda, seu outro stand fez a comunicação orientada exatamente aos mesmos valores:

– Você não imaginava, mas a lampada LED Philips dura até seu filho se formar na faculdade (Longa Vida Útil)

– Você não imaginava, mas em 1 ano com uma lâmpada LED Philips, você economiza para fazer uma viagem (Economia)

– Você não imaginava, mas com a lâmpada LED Philips, seu churrasco pode durar até mais tarde (Ótima Qualidade de Luz)

A comunicação da sua empresa é planejada dessa forma ou é só um monte de slogans que passam valores diversos que não estão ligados às competências da empresa ou ao que é de fato valorizado pelos clientes? Está considerando como, em relação à custo, qualidade e acesso, seus clientes veem você?

Vitor Asseituno Morais

About Vitor Asseituno Morais

Médico formado pela UNIFESP, concluindo MBA em Finanças pela FGV. Médico atuante em hospitais públicos e privados, e ex-Médico da Força Aérea no ITA. Já trabalhou com investimento anjo e venture capital para early stage no Brasil e nos EUA. Membro Titular da SBIS, do HL7 International, da ISPOR e da Associação Americana de Marketing. Palestrante convidado para eventos como MEDICA, HIMSS, Hospitalar, JPR, SBPC, Campus Party, entre outros.

Leave a Reply