This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pesquisa reafirma benefícios do vinho

By 21 de fevereiro de 2005 Mercado

Um estudo publicado no Journal of Thrombosis and Haemostasis mostra que, entre as pessoas que costumam ingerir álcool, aquelas que bebem exclusivamente vinho têm menos chances de desenvolver determinados problemas de saúde do que as que tomam cerveja ou uísque, por exemplo. Segundo os pesquisadores, a principal proteção da bebida seria no sistema cardíaco. Além disso, como alguns antioxidantes típicos das frutas também aparecem na bebida, tumores malignos também seriam menos freqüentes nos apreciadores da bebida à base de uva.
Para o autor do estudo, Morten Gronbaek, do Instituto Público de Saúde de Copenhague, na Dinamarca, evidências como essas, que também apareceram nos últimos anos em outras pesquisas realizadas em diferentes países, podem ajudar a explicar, por exemplo, um aparente paradoxo: a saúde dos franceses, que apesar de serem conhecidos por suas comidas com alta quantidade de gordura, eles costumam ter menos problemas cardíacos, em média, do que os norte-americanos.
De acordo com a pesquisa, o etanol é que estaria por trás de algumas dessas proteções à saúde promovidas pelo vinho. Isso ajudaria a reafirmar a tese de que os consumidores de bebidas alcoólicas, sempre em doses moderadas, poderiam até ter um coração menos propenso a problemas do que os não-bebedores.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply