This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pesquisa da Vittude mostra dados alarmantes sobre saúde mental

By 10 de outubro de 2019 Mercado

Startup realizou teste em seu portal que mapeia ansiedade, depressão e estresse

A Vittude, plataforma que conecta psicólogos a pacientes em poucos cliques, colheu em seu portal dados valiosos sobre a saúde mental da população brasileira. Entre outubro de 2016 e abril de 2019, a startup disponibilizou em seu site um teste que foi respondido por 492.790 pessoas. O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales, na Austrália, possui capacidade de mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse.

Trata-se de um questionário com 21 perguntas, que medem a intensidade de sensações e comportamentos experimentados nos últimos sete dias. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante a última semana, com a intenção de enfatizar os estados emocionais sobre os traços. Lovibond, comparou propriedades psicométricas do DASS-21 com as Escalas de Beck para ansiedade e depressão, obtendo resultados satisfatórios na comprovação das análises fatorial exploratória e confirmatória. Isso mostra que as respostas do questionário de fato apontam para um indicativo bastante preciso dos quadros de depressão, ansiedade e estresse.

Como resultado, a pesquisa mostra que 86% dos respondentes vivem com algum desses transtornos mentais. Além disso, os números indicam que 59% dos avaliados estão em estado extremamente severo de depressão e 63% se enquadram em uma ansiedade extremamente severa, entre outros dados. A pesquisa também mostra que a madrugada é o período em que a busca pelo teste e preenchimento do questionário é maior.

“Iniciativas como a nossa buscam, acima de tudo, democratizar o acesso à terapia. Evidências científicas comprovam a validade do modelo DASS-21. Tomar conhecimento de um quadro clínico, de forma gratuita, pode ajudar mais pessoas a buscarem a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. O Brasil é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. No entanto, pouquíssimas pessoas acessam o tratamento adequado. A missão da Vittude é justamente reduzir a desinformação e possibilitar que mais pessoas cheguem aos consultórios de psicologia”, destaca a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta.

Segundo a psicóloga Heloisa Caiuby, cadastrada na plataforma, uma avaliação como o DAAS-21 constitui em uma medida objetiva, confiável e clara de como você está se sentindo. “Fornece o ponto de partida e aponta a direção a tomar”, diz a profissional.

Abaixo infográfico com mais dados:

Para conferir o teste no portal da Vittude.

Sobre a Vittude

A Vittude é uma plataforma pioneira no ramo de saúde mental que conecta psicólogos e pacientes em menos de 1 minuto. Criada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a empresa participou da segunda turma do programa de aceleração do Facebook e Artemisia, que acontece dentro da Estação Hack – primeiro centro para inovação criado pela rede social americana no mundo para impulsionar startups de impacto social. Também participou do BlackBox Connect, programa de imersão no Vale do Silício, patrocinado pelo Google for Startups. Em 2019, foi a única empresa brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women’s Initiative Awards, tendo recebido uma premiação de U$$30mil. Já está presente em mais de 50 países. Atualmente a Vittude tem mais de 14 mil usuários e cerca de 3.000 psicólogos cadastrados.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply