faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pesquisa aponta eficiência da vacina contra gripe em São Paulo

Article-Pesquisa aponta eficiência da vacina contra gripe em São Paulo

Levantamento analisou dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde considerando apenas as mortes de pessoas com mais de 60 anos

Um estudo realizado pelas pesquisadoras Priscila Francisco e Maria Rita Donalisio, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e Maria do Rosário Latorre, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo apontou a eficiência das campanhas de vacinação contra a gripe no estado de São Paulo, segundo informações da Agência Fapesp. Intitulado ?Impacto da vacinação contra influenza na mortalidade por doenças respiratórias em idosos?, o analisou dados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde para o estado de São Paulo. As séries temporais usadas englobaram o intervalo entre 1980 e 2000. Apenas as mortes de pessoas com mais de 60 anos foram consideradas pelo estudo.
Os resultados mostram uma alteração das mortes logo após as campanhas de vacinação. Entre 1980 e 1998, por exemplo, o coeficiente médio de óbitos foi de 5,8 por mil homens e de 3,18 mortes por mil mulheres. No ano 2000, esses números mudaram para 4,72 no caso do sexo masculino e para 2,99 entre as pessoas do sexo feminino.
Apesar da aparente eficiência da vacina, as três autoras do estudo fizeram algumas ponderações importantes nas conclusões do trabalho. Na opinião delas, vários fatores devem ser considerados na avaliação do efeito protetor da vacina contra a influenza. A imunogenicidade desse medicamento, a combinação antigênica da vacina e das cepas virais circulantes, a enfermidade crônica na comunidade e a exposição prévia ao influenza estão na lista.
As pesquisadoras também afirmam que é provável que os investimentos feitos na área da saúde, no caso da proteção específica contra influenza na população idosa no Estado de São Paulo, estejam refletindo de forma positiva na mortalidade desse segmento populacional. Para elas, é necessário ainda dar continuidade à avaliação dessa tendência percebida pela pesquisa.

TAG: Hospital