This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Parceria desenvolve biossensor para detectar câncer de mama

By 3 de setembro de 2014 Mercado

Um projeto desenvolvido em Recife (PE) promete mudar o tratamento do câncer de mama no país. Trata-se de um biossensor para diagnóstico do câncer desenvolvido por um grupo de estudos composto por profissionais do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Baseado nos campos da biologia sintética e da robótica, os primeiros testes serão realizados no segundo semestre deste ano.

Trata-se de um dispositivo capaz de gerar um sinal mensurável, que identifica no paciente um marcador ativo do câncer imperceptível por métodos usuais como a mamografia, por exemplo. O tratamento pode ser iniciado antes mesmo de o tumor poder ser perceptível ao toque, oferecendo um resultado mais rápido e eficaz ao paciente, segundo os pesquisadores.

A expectativa é de que haja diminuição do tempo de análise de amostras de pacientes, que atualmente leva de 4h a 6h, para menos de 30 minutos. Só em 2014, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 57 mil novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil.

No projeto, o C.E.S.A.R – centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com base em tecnologias da informação e comunicação (TICs) – automatizou com técnicas de robótica o aparelho que realiza o exame. Além de acelerar o procedimento, o método torna os resultados mais eficazes ao substituir operações manuais, hoje realizadas por profissionais de laboratórios, diminuindo índices de falsos negativos.

Os testes dos biossensores estão previstos para começar em setembro, no Hospital Barão de Lucena, no Recife (PE). Participarão pacientes já diagnosticados, pessoas com histórico de câncer na família e saudáveis.

Competição
O biossensor fruto da parceria entre o C.E.S.A.R e LIKA vai ser apresentado durante o iGEM Competition 2014, competição mundial criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para promover a evolução da biologia sintética ao redor do globo. O evento acontecerá em outubro, em Boston (EUA).

A equipe LIKA-C.E.S.A.R–Brasil criou um hotsite que reúne informações sobre o projeto de biossensores e o iGEM Competition 2014. O endereço é biossensores.org.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply