INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Oswaldo Cruz realiza primeiro transplante duplo de coração e rim

By 30 de janeiro de 2004 Mercado

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, realizou em 25 de dezembro de 2003 um transplante duplo de coração e rim. Foram doze horas de cirurgia, em que os transplantes ocorreram sequencialmente, sob comando dos médicos Pedro Renato Chocair, Fernando Bacal, Noedir Stolf, Alfredo Fiorelli e Antonio Marmo Lucon, membros do Corpo Clínico do hospital. O paciente que sofreu a intervenção estava internado há cerca de dois meses, com prioridade na lista oficial de transplantes. Os órgãos foram doados em Campinas e transportados para São Paulo em um helicóptero cedido pela Polícia Militar.
O Hospital Oswaldo Cruz possui capacidade estrutural para a realização de cirurgias deste porte, como o centro cirúrgico, corpo de anestesistas de alto nível e baixo índice de infecção hospitalar. A UTI oferece recursos de alta tecnologia e as equipes médica e de enfermagem foram capazes de dar suporte aos complexos procedimentos necessários ao paciente.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply