This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

O uso do SurveyMonkey na saúde brasileira

By 7 de outubro de 2014 Mercado
Rede D'Or e Survey Monkey

O Empreender Saúde entrevistou Rodolfo Ohl, Country Manager da SurveyMonkey no Brasil, empresa que possui um aplicativo para criação de pesquisas e enquetes e que está sendo utilizado no Brasil por algumas empresas de saúde. Além disso, 99% das 500 maiores empresas pela Fortune fazem uso do aplicativo.

Confira a entrevista na íntegra

Como vocês descobriram que a Rede D’Or estava usando SurveyMonkey e como foi essa experiência e pra qual uso?

Temos relacionamento muito próximo com nossos clientes e ficamos muito felizes em ter a oportunidade de conhecer o excelente trabalho que  Dra. Martha Savedra,  diretora, médica e executiva do Hospital Barra D’Or está fazendo.

O Hospital Barra D’Or usa a SurveyMonkey de uma maneira muito inovadora.  Utiliza a nossa plataforma de questionário em seus projetos de gestão de conhecimento.  A gestäo de conhecimento envolve criar, capturar, organizar, disseminar , proteger e inovar o conhecimento dentro das organizações. O início do projeto avaliou quais são os conhecimentos críticos da empresa, por meio da visão dos colaboradores do Hospital Barra D’Or, de acordo com as demandas necessárias para o exercício de cada função.  Eles criaram e enviaram questionários para seus colaboradores, levantando os conhecimentos críticos que cada um fez.  Este levantamento é um fator crítico de sucesso em projetos de gestão de conhecimento e fazê-lo por meio de questionário online ajuda a reduzir tempo na coleta e na organização deste precioso ativo – o conhecimento.

A SurveyMonkey tem experiência em ser usado na área de saúde em outros lugares?

Temos mais de 20 milhões de usuários em 190 países.  Temos clientes de todos os portes e segmentos de mercado. Para se ter uma ideia, 99% das 500 maiores empresas do mundo (que estäo listadas na revista Fortune) são nossas clientes.

A área de saúde é super estratégica para a SurveyMonkey. Temos importantes clientes no Brasil e no mundo.  Podemos citar por exemplo Johns Hopkins, Unimed, Hospital das Clínicas, Hospital Barra D´Or e outros inúmeros hospitais e participantes do ecosistema da área de saúde, como seguradoras, universidades, institutos de pesquisas, entre outros.

Quais benefícios você acredita que a SurveyMonkey traz para o setor?

A nossa missão é ajudar as pessoas e organizações a tomarem melhores decisões. Desejamos que o setor de saúde cresça, prospere e enfim entregue mais valor para a sociedade. Isso obrigatoriamente depende de decisões embasadas das organizações de saúde.

Sabemos que todos os profissionais de saúde têm um objetivo em comum: buscar o melhor estado de saúde para seus pacientes. Mas gerenciar uma organização da área de saúde é um grande desafio. Fazer as pessoas mais saudáveis depende de inúmeras atividades alinhadas: diagnosticar e tratar pacientes, os funcionários precisam estar engajados, padrões governamentais e setoriais devem ser seguidos, sem mencionar agendamentos, faturamento, procedimentos administrativos e uma centena de outras pequenas coisas que devem ser executadas. Acreditamos que os questionários e  pesquisas online são grandes aliados de uma organização da área de saúde. Rodolfo Ohl Survey Monkey 2

Os questionários e pesquisas online, quando bem utilizados, podem ser uma ferramenta poderosa para ajudar na gestão de uma organização de saúde, melhorando a experiência de todos os evolvidos, desde os pacientes até os funcionários.

A experiência do paciente é muito importante. Com a SurveyMonkey, as organizações de saúde podem pesquisar a satisfação de seus pacientes e saber quais são os pontos fortes e quais são as melhorias que devem ser realizadas. Fizemos uma pesquisa recentemente com os profissionais da área da Saúde nos Estados Unidos  e descobrimos que 2 em cada 3 profissionais pesquisam a satisfação do seus pacientes.

Outro ponto que a ferramenta da SurveyMonkey ajuda a melhorar é a realização de pesquisas de satisfação/clima com o corpo médico e funcionários, além de levantar possíveis lacunas na comunicação interna, no treinamento/desenvolvimento de funcionários.

A pesquisa médica também é um campo no qual a ferramenta de pesquisa online é muito utilizada. Um exemplo é o do Dr. Shaun Fitzgerald, que usava a SurveyMonkey para suas pesquisas a fim de encontrar uma forma de aumentar a velocidade da entrega dos medicamentos para os pacientes enquanto estava fazendo sua residência no Hospital Massachussetts.

As organizaçoes de saúde têm muitas possibilidades para ganhar com questionários e pesquisas online.

Em que setores a SurveyMonkey tem mais expectativas de crescimento no Brasil e o que a empresa espera ter de novidades para os próximos meses?

Nossos clientes são de áreas muito diversificadas. Mas acreditamos muito na área da saúde, que vem se profissionalizando e adotando novas práticas de gestão rapidamente, buscando utilizar cada vez mais tecnologia. No Brasil existe muita oportunidade na área da saúde e os investimentos não param de crescer.

Estamos vendo cada vez mais empresas utilizarem dados no processo decisório e as organizações de saúde não vão ficar para trás. Uma tendência que vemos é a democratização da utilização de pesquisas online em todas as áreas de uma organização. Identificamos esta necessidade: recebendo feedback de nossos clientes (também fazemos muita pesquisa) e lançamos recentemente a SurveyMonkey Enterprise, que possibilita várias pessoas da mesma organização utilizar a nossa ferramenta de questionário e pesquisa online.

Vitor Asseituno Morais

About Vitor Asseituno Morais

Médico formado pela UNIFESP, concluindo MBA em Finanças pela FGV. Médico atuante em hospitais públicos e privados, e ex-Médico da Força Aérea no ITA. Já trabalhou com investimento anjo e venture capital para early stage no Brasil e nos EUA. Membro Titular da SBIS, do HL7 International, da ISPOR e da Associação Americana de Marketing. Palestrante convidado para eventos como MEDICA, HIMSS, Hospitalar, JPR, SBPC, Campus Party, entre outros.

Leave a Reply