This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

O papel do diagnóstico no cenário de saúde e da COVID-19

By 22 de maio de 2020 Mercado

A Dasa está envolvida em discussões técnicas no combate ao novo Coronavírus. Desde a notificação do primeiro caso positivo de COVID-19 no Brasil, em 26 de fevereiro e até antes disso, quando validamos nosso teste de RT-PCR, buscamos soluções arraigadas em amplo rigor científico para cuidar da saúde dos brasileiros. Não precisamos ser os primeiros, mas temos o compromisso de só oferecer testes após ampla validação técnica interna que nos garanta sua acurácia, sua eficácia e, a partir disso, mereçam ser disponibilizados às pessoas.

A Dasa foi a primeira empresa brasileira a atender ao chamado do Ministério da Saúde na criação do Centro de Diagnóstico Emergencial para COVID-19 (CDE-COVID-19) que nasce a partir da nossa doação para o processamento de 3 milhões de exames de RT-PCR aos brasileiros, podendo ser a maior operação do mundo. Este teste de diagnóstico molecular identifica a carga genética do vírus desde os primeiros sintomas, permitindo uma rápida ação sobre os pacientes com diagnóstico positivo. É um exame de execução complexa, que utiliza equipamentos sofisticados e reagentes atualmente disputados pelo mundo todo.

A linha de produção criada para o CDE-COVID-19 receberá amostras coletadas diariamente pelo Ministério da Saúde, para processamento, em média, em 24 horas. E a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, não terá nenhuma remuneração com essa operação, trata-se de uma doação 100% filantrópica alinhada ao propósito da companhia: cuidar da saúde das pessoas.

Na Dasa validamos também exames de sorologia, que detectam a presença de anticorpos, identificando a resposta imunológica do organismo ao novo Coronavírus. Atualmente, há duas opções diferentes para o exame de sorologia para COVID-19. A combinação IgM e IgG e a combinação de IgA e IgG. Nossa validação técnica demonstrou que a Sorologia tem melhor eficácia em pacientes com sintomas a partir do 10º dia, quando os anticorpos produzidos podem ser identificados em maior quantidade. Um resultado negativo não exclui a presença da doença, portanto nesse caso, o médico do paciente pode solicitar exames complementares.

Nossa preocupação é promover soluções para cuidar das pessoas, pois tememos pelas vítimas que a COVID-19 pode impactar direta e indiretamente. A pandemia já matou mais de 300 mil pessoas em todo o mundo desde 9 de janeiro, quando morreu a primeira pessoa em Wuhan, na China. Mas estamos também preocupados em garantir que as pessoas possam cuidar da descoberta precoce de doenças crônicas como o câncer, por exemplo. Esse ano, até o início de maio, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que mais de 600 mil pessoas sejam diagnosticadas com novos casos de câncer. Na Dasa houve queda de 70% de exames de biópsia de câncer de mama comparando abril de 2020 com o mesmo mês do ano anterior. E a preocupação aqui não é com a receita financeira, mas sim com a associação entre a demora diagnóstica e a chance de cura que haveria.

Por isso, diante desse cenário, também nos empenhamos em criar unidades com atendimento voltado exclusivamente para especialidades médicas como medicina fetal, melhor idade (60+), cardiologia, pediatria, neurologia e oncologia. Vamos concentrar especialistas dentro dos laboratórios que olhem o paciente de forma integral, evitando que ele deixe de realizar exames importantes para a manutenção da sua saúde.

As decisões sobre a retomada da economia devem ser pautadas por informações vindas especialmente da medicina diagnóstica. Os exames da SARS-CoV-2 e os demais diagnósticos permitem tomadas de decisões nos âmbitos médico, social e econômico. A análise destes dados nos ajuda a antecipar soluções e a planejar com maior precisão o cenário que temos pela frente.

Testar é importante e seguiremos testando. Manter os cuidados com a higiene e o uso de máscaras em ambientes públicos também são formas fundamentais de proteção e controle da pandemia. E, claro, se puder, fique em casa. O momento é de união para superarmos esse desafio à humanidade em todo o mundo.

Sobre o autor

Emerson Gasparetto é vice-presidente da área médica da Dasa

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.