Com a implantação de uma metodologia para obter dados estruturados e melhorar sua gestão de recursos por meio de receitas digitais, o Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte, agora é capaz de usar essas informações para estruturar o cuidado preventivo de seus pacientes e reduzir custos. Tudo isso foi possível graças à parceria entre a Nuria e Memed para integração de dados e informações contidas no ERP.  

Seis meses após a entrega do dashboard para o projeto implantado no hospital, já foram registrados 1.327 médicos e contabilizadas mais de 137 mil receitas digitais. “Temos registrado bons resultados na jornada digital do paciente, com agendamento online em todas as vertentes da unidade porque a receita digital permite trazer o dado estruturado para dentro da instituição via inteligência de sistema, que interliga clínicas e acesso a medicamentos”, explica Thais Geron, gerente de Customer Services da Memed. O crescimento de emissões de receitas digitais foi de 258% desde a implantação.  

A plataforma da Memed oferece ao médico maior suporte à decisão clínica no momento das consultas, pois conta com recursos de inteligências clínicas que proporcionam mais segurança na hora da prescrição. Os recursos vão desde alertas inteligentes, que avisam sobre possíveis interações medicamentosas, alergias ou até mesmo o impacto de medicações para condições como gravidez e lactação, até o acesso ao banco de medicamento mais robusto e atualizado do mercado. Outro ganho é tornar a jornada do paciente mais integrada e digital, proporcionando mais autonomia e comodidade para que ele consulte os preços e prazos de entrega do medicamento, compre sem sair de casa e, ainda, possa agendar exames direto na rede. 

O trabalho foi feito em conjunto com a Nuria por meio do MyConnect, acelerando a integração e facilitando o envio de dados do sistema hospitalar para a Memed. O projeto veio para integrar as informações contidas no ERP, de maneira a eliminar erros de duplicidade de dados cadastrais de pacientes e agilizar a inserção das informações para manter um repositório único, além de trazer melhoria e maior embasamento para o trabalho do profissional que prescreve. A assinatura digital é intransferível e oferece toda a segurança necessária não só para o médico, mas ao paciente. Dessa forma, a empresa viabiliza os projetos de grandes instituições que necessitam de dados robustos, armazenados com segurança necessária.   

“A Nuria e Memed se uniram para entregar uma integração rápida na ponta, graças a um esforço técnico, além de uma experiência diferenciada ao paciente. O trabalho começou dia 31 de janeiro e viabilizou a integração em poucas semanas. A emissão da receita digital é importante para o trabalho do médico, para a coleta de dados da instituição e para o paciente, na ponta, que ganha autonomia e mais flexibilidade para decidir sua compra pelo melhor preço”, ressalta Luciana Bernucci, diretora comercial na Nuria. 

De acordo com Poliana Masteguim, gerente de marketing da Memed, além de toda eficiência para a gestão da instituição de saúde, o hospital tem interesse em agir para que o paciente não fique doente, o que traz impacto positivo para todos. “A ideia é não esperar o paciente ficar doente. Com uso inteligente de dados de medicação e exames, é possível fazer um planejamento com base nos dados estruturados pelas ferramentas para indicação de tratamentos, exercícios, caminhada e corrida em prol da saúde populacional e cuidado preventivo”, detalha.  

O projeto está apenas no começo e traz uma série de benefícios para os pacientes: evitar o extravio da receita e mais praticidade e autonomia para aderir ao tratamento. Para os médicos, as principais vantagens são: mais organização na gestão do trabalho, mais inteligência clínica por meio de alertas de interações medicamentosas e redução de incidência de desvio de medicamentos, com alerta aos farmacêuticos sobre prescrições duplicadas controladas. Toda a implantação deve englobar 9 hospitais da Rede Mater Dei: três em Belo Horizonte (MG); dois na Bahia (Salvador e Feira de Santana), duas unidades em Uberlândia (MG), uma em Goiânia (GO) e outra em Belém (PA).  

“Ao fomentar seu ecossistema de inovação, a Memed contribui para uma virada de chave que empodera o paciente para iniciar o tratamento de forma mais rápida e conveniente, além de contribuir com o cuidado preventivo e com  a saúde populacional”, finaliza Luciana Nur, gerente de Customer Services da Memed. 

Para mais informações, consulte: 

MEMED: https://memed.com.br/  

NURIA: https://nuria.com.br/ 

MATER DEI: https://www.materdei.com.br/meu-materdei