This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Número de testes da Covid-19 em farmácias passa dos 144 mil

By 3 de julho de 2020 Mercado

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)apresenta a terceira versão de seu estudo com resultados de testes rápidos da Covid-19, realizados pelas 26 redes associadas. A atualização aponta que foram aplicados 144.484 testes rápidos para detecção de anticorpos contra o coronavírus, por meio da coleta de sangue com furo na ponta do dedo. Para ter acesso à pesquisa completa, clique aqui.

Os dados correspondem ao período de 28 de abril – data da autorização do serviço pela Anvisa – a 28 de junho. O estudo indica que a adesão da população aos testes cresce vertiginosamente. Em apenas oito dias (de 22 a 28 de junho), 46.998 pessoas se submeteram ao procedimento. Dessas, 6.596 testaram positivo e 40.402 negativo. O número de testes realizados na terceira semana é 48,2% maior que o da semana anterior e 130,5% em relação à semana retrasada.

De acordo com a pesquisa, 689 farmácias estão ofertando o serviço, das quais 38,6% estão concentradas em São Paulo (266) – que aumentou o número de postos em 77,3%, em apenas uma semana – e Minas Gerais (121). Do total de pacientes, 21.097 (14,60%) testaram positivo, enquanto em 123.387 pessoas (85,40%) o resultado foi negativo.

Dados por regiões

São Paulo é o estado que mais realizou o procedimento. Ao todo, 51.517 pessoas foram testadas. O Amapá registrou o maior número de casos positivos: 36,3% dos 540 testes indicaram a contaminação pelo vírus. Tocantins apresenta o menor índice de pessoas que tiveram contato com o vírus – dos 292 testes realizados em um único estabelecimento, 278 apresentaram resultados negativos. Rio Grande do Norte ainda não disponibilizou o serviço nesses estabelecimentos.

Testes com qualidade e segurança

Para Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) e um dos responsáveis pelo programa de avaliação dos kits utilizados nas farmácias, os testes rápidos representam um instrumento essencial para o enfrentamento da Covid-19. “A combinação de testes disponíveis, chancelados por laboratórios e por reconhecidas entidades ligadas à área médica, contribuem para desafogar o atendimento na rede pública. Além disso, cabe salientar que o diagnóstico responde por 80% das decisões médicas e é decisivo para balizar estratégias de combate ao vírus”, reitera.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.