This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Nova técnica cirúrgica rende prêmio a professor da UFJF

By 21 de agosto de 2003 Mercado

Lucas Nardelli Monteiro de Castro, chefe do serviço de Cirurgia Maxilofacial do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor de cirurgia na Faculdade de Odontologia e Medicina, ganhou o prêmio “Oscar Alves”, dado ao melhor trabalho científico publicado no País em 2002, na área de cirurgia. O trabalho é um resumo da tese de Doutorado em Medicina: “Uso da Cultura de Mucosa Escamosa Humana no Tratamento de Lesões Jugais Pré-Cancerosas Extensas”.
Existem lesões consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pré-cancerosas, que não são operadas devido à mutilação que poderiam causar no paciente. A tese, então, propõe uma outra abordagem e nova solução. Colhe-se biópsia de mucosa do paciente e o fragmento é cultivado em laboratório em aproximadamente 18 dias, até atingir a quantidade de tecido desejado. É possível, assim, recolher toda a lesão pré-cancerosa e reconstruir o “defeito” com esse tecido humano cultivado artificialmente.
Segundo Castro, a vantagem é que o tecido cultivado não é rejeitado por carregar a mesma condição genética do paciente, e evita a transmissão cruzada, que poderia ocorrer se o material fosse de outra pessoa. Os resultados clínicos têm sido bons e estudados em exames em microscopia óptica e eletrônica no pós-opertorio, mostrando excelente integração entre o leito receptor e o enxerto do tecido cultivado em laboratório. Os pacientes foram operados no HU e a cultura de tecido realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply