This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Nova startup cria solução com radiação ultravioleta para combater coronavírus

By 13 de agosto de 2020 Mercado

Antevendo a preocupação com a esterilização dos espaços na volta ao comércio, amigos desenvolvem solução customizada para empreendedores

Com a chegada da pandemia causada pelo coronavírus e com muitos efeitos ainda não conhecidos, a certeza que temos agora é que a preocupação dos consumidores e clientes com a qualidade da limpeza e esterilização dos ambientes frequentados será bem maior. Antevendo esse momento pré-retomada às atividades comerciais e já buscando uma solução segura e confiável para os consultórios de odontologia, as amigas Paula Machado e Eliane Dillenburg, ambas cirurgiãs-dentistas por formação, em parceria com Juliano Dillenburg, mestre em engenharia, chegaram em um denominador comum: a formatação de um sistema que traz a solução customizada e individual por meio de um projeto luminotécnico e que faz uso de tecnologia de automação, para a construção de ambientes seguros.

Em abril, adiantando-se a demanda de mercado e focada em garantir um local livre de contaminantes, a Meister Safe começou a ser desenhada e ganhou ares de startup em julho, quando foi lançada. A proposta é que através de uma avaliação totalmente individualizada, levando em consideração a metragem e temperatura da sala, é possível desenvolver com base logarítmica um projeto de aplicação de raios ultravioletas, garantindo, assim, um nível de eficiência do sistema que está em conformidade com os principais órgãos reguladores, como o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, o CDC.

O uso desse tipo de radiação não é de hoje e já tem sido utilizada para o combate a algumas doenças e a desinfecção de água potável desde o começo do século XX. A eficácia se deve ao espectro da radiação óptica utilizado conter mais energia devido ao comprimento de onda mais curto do que aqueles que estamos acostumados a enxergar, como a luz. O raio ultravioleta (UV), dividido em A, B e C -caracterizado também pelo comprimento de onda- tem diferentes efeitos sobre os ambientes e micro-organismos e, para fins de esterilização, tem como mais eficaz o C, razão que o leva a ser chamado de UV germicida, justamente por ser capaz de destruir a camada protetora que envolve o DNA ou RNA de vírus e bactérias, eliminando-os.

Com a implantação e os primeiros protótipos testados em julho, chegou-se numa eficácia de solução acima da média do que então havia no mercado, principalmente devido a combinação da radiação direta e indireta, proporcionada pela instalação da lâmpada na sala e levando em conta outros fatores, como tempo e intensidade dos raios. Soma-se a essa eficiência um sistema de biossegurança inteligente, que por meio de técnicas de automação pode ser acionado por voz ou programado através de dispositivos móveis, totalmente controlado pela palma da mão. Com sensores de presença e movimento instalados, o sistema interrompe automaticamente a emissão dos raios ao menor sinal deles, conferindo maior segurança e evitando o contato da radiação sob a pele, que pode causar uma irritação dolorosa, sobretudo nos olhos.

O uso da radiação UV germicida já era vista como uma importante intervenção para aplacar a propagação de doenças causadas por agentes infecciosos transmissíveis pelo ar, como tuberculose, sarampo e hepatite, por exemplo, mas diante do desconhecido Sars-Cov-2, causador da atual pandemia de Covid-19, o uso do UVC foi além dos consultórios médicos e odontológicos, conquistando adesão de outros segmentos do mercado. Mas longe de explorar apenas esse recurso, a Meister Safe é o que pode-se chamar de premium, por oferecer, além da ferramenta, respaldo técnico formatado individualmente, considerando as especificidades de cada área e levando, assim, a garantia de resultado.

Se antes a aplicabilidade do UV era mais difundido na área da saúde, hoje tem um espaço no mercado ainda maior, como escolas, clubes, hotéis e comércio em geral, que preocupados com o retorno às atividades comerciais se vêem pressionadas a aumentar o nível de sanitização e esterilização para atendimento ao público. Desmistificando o acesso a esta tecnologia apenas pelos gigantes da saúde, como hospitais, a Meister Safe conseguiu desenvolver o sistema e operacionalizá-lo por um valor acessível, pensando em atender os pequenos e médios empreendedores com alta performance de entrega em tempo hábil de instalação.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.