This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Networking para Iniciantes

By 27 de dezembro de 2014 Mercado
Eventos de networking na saúde e gestão

O tempo todo vendemos ou compramos algo. Seja uma ideia, um conceito, o valor de alguma coisa, um produto ou serviço. E quase em todas as mesmas situações os fatores que influenciam na nossa tomada de decisão são não completamente claros ou determinantes, o que deixa a decisão de comprar ou aceitar algo influenciada por fatores como conveniência (e nossa pressa) e outras coisas mais subjetivas.

Como seres humanos, entre os fatores mais subjetivos na nossa tomada de decisão está o sentimento que temos pelo “vendedor”. Há uma frase clássica do livro “A Bíblia de Vendas” que diz: “Se as condições forem iguais, as pessoas vão comprar dos amigos. E mesmo que as condições não sejam tão iguais, as pessoas ainda vão comprar dos amigos”. Enfim, é totalmente diferente você explicar ou pedir algo para alguém que gosta de você e alguém que não te conhece.

Esse fato, associada à nossa constante necessidade de coisas em posse de outras pessoas (seja a indicação de um paciente ou de uma boa secretária, seja o cadastramento de um convênio ou a indicação para vaga ou sociedade em um clínica em expansão etc), faz com que quanto mais pessoas temos relacionamento, maior facilidade temos de conseguir “vender” a nossa necessidade ou o nosso valor quando necessário.

E a melhor ferramenta de networking que o homem inventou não foi o Facebook ou o Linkedin, foram os eventos. Desde a época antes de Cristo, as feiras, os mercados periódicos e as festas, eram os momentos em que as pessoas se conheciam, se reencontravam e se relacionavam. Nos tempos feudais isso não mudou, na era industrial, isso também não mudou, e nem agora, mesmo com eventos on-line e outras modalidades de encontros.

Conversar frente a frente, discutir um problema, contar um pouco sobre as coisas das quais tem orgulho, compartilhar momentos, isso é insubstituível e é isso que cria a relação necessária para a amizade, pessoal ou comercial, que faz toda a diferença nas nossas relações e é chave nos momentos em que compramos ou vendemos.

O Raphael me mandou um ótimo artigo sobre como vender (ou se vender) em eventos e tradeshows. Você pode conferir o artigo na íntegra, mas o resumo do artigo é:

  1. Saiba seu objetivo no evento
  2. Prepare sua equipe para o evento
  3. Escolha uma boa localização na feira
  4. Faça follow-ups rigorosamente
  5. Conheça novas pessoas!
  6. Mensure os resultados

Esses são aqueles tipos de regras básicas, mas que frequentemente esquecemos algumas delas. Fácil de saber, dificilmente aplicada de forma estruturada e consistente.

Pra terminar, uma das barreiras mentais mais frequentes que vejo nas pessoas é o “eu não conheço ninguém aqui”. Ótimo, esse é o melhor tipo de evento pra treinar networking.

Cada um tem o seu jeito, mas a minha dica é: fique perto das rodas de conversa mais animadas, comece a ouvir a conversa, vá chegando mais perto devagar, mais perto, até que esteja desconfortavelmente perto a ponto de incomodar alguém pra te dar espaço.

Nesse momento, sorria, agradeça o espaço, diga seu nome às pessoas na roda, e comente algo sobre o que estava sendo dito. Nesse momento, you´re in! Enjoy it!

Vitor Asseituno Morais

About Vitor Asseituno Morais

Médico formado pela UNIFESP, concluindo MBA em Finanças pela FGV. Médico atuante em hospitais públicos e privados, e ex-Médico da Força Aérea no ITA. Já trabalhou com investimento anjo e venture capital para early stage no Brasil e nos EUA. Membro Titular da SBIS, do HL7 International, da ISPOR e da Associação Americana de Marketing. Palestrante convidado para eventos como MEDICA, HIMSS, Hospitalar, JPR, SBPC, Campus Party, entre outros.

Leave a Reply