faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ministério sela parceria com Fundação Gates para laboratórios

Article-Ministério sela parceria com Fundação Gates para laboratórios

A proposta é oferecer aos laboratórios públicos brasileiros uma qualificação para que atuem com boas práticas de fabricação, visando contribuir com a produção de vacinas a nível global

O Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Bill & Melinda Gates lançaram na quarta-feira (8/8) o Projeto de Assistência Técnica aos Produtores Públicos. A proposta é oferecer aos laboratórios públicos brasileiros uma qualificação para que atuem com boas práticas de fabricação, visando contribuir com a produção de vacinas a nível global. Para o desenvolvimento do projeto, a fundação prevê o investimento de R$ 4 milhões. Participarão do processo de qualificação os seguintes produtores públicos: Biomanguinhos/Fiocruz, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Instituto Butantan.

Em um período de cinco anos a Fundação Gates deve apoiar o Brasil em pesquisa e inovação em áreas prioritárias como vacinas, nutrição e controle de doenças transmissíveis
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ?o investimento da Fundação Gates é um reconhecimento da capacidade de produção científica brasileira. Participar da saúde global significa deixar de exportar apenas as vacinas excedentes e ter como prioridade a produção de vacinas para o mercado nacional e internacional?, explica. Ainda segundo o secretário, essa iniciativa é uma ação de solidariedade com regiões menos desenvolvidas, como a África, que sofre com a falta de vacinas. O investimento em saúde global é uma das prioridades do MS.
O Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates também firmaram uma parceria para atuação na saúde da mulher e da criança no que diz respeito à prematuridade, com um investimento de R$ 14 milhões. Além disso, estão sendo discutidos outros projetos conjuntos de cooperação em saúde. Em um período de cinco anos a Fundação Gates deve apoiar o Brasil em pesquisa e inovação em áreas prioritárias como vacinas, nutrição e controle de doenças transmissíveis. Esta parceria da Fundação Gates com o Brasil faz parte de um programa da fundação chamado Grand Challenges in Global Health (Grandes Desafios na Saúde Global), que busca iniciativas inovadoras no campo científico e tecnológico para solucionar problemas nos países em desenvolvimento.