This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

meuDNA revoluciona mercado de testes genéticos por Exoma no Brasil

By 1 de julho de 2020 Mercado

Healthtech inova como pioneira na oferta de um produto que utiliza a tecnologia de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) para detectar predisposição a nove doenças, como cânceres e colesterol

De acordo com o INCA, Instituto Nacional do Câncer, serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil só em 2020. Já o colesterol alto, leva muitas pessoas ao infarto, esta a principal causa de morte no país, segundo a Organização Mundial da Saúde. Uma ferramenta essencial para que cada indivíduo possa entender seus potenciais riscos e agir precocemente na prevenção é o mapeamento genético. E esse é o objetivo do meuDNA, companhia brasileira de testes genéticos, que acaba de trazer ao mercado a análise de saúde mais avançada e útil para identificar predisposição a nove doenças hereditárias graves: cânceres de Mama (feminino e masculino), Ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças, como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson.

Com isso, a empresa do Grupo Mendelics, se torna pioneira na oferta do teste genético de Saúde mais avançado do Brasil, que utiliza a tecnologia do Exoma, que faz um sequenciamento completo dos genes para entregar aos consumidores uma forma revolucionária de lidar com a doença antes mesmo dela aparecer, gerando uma melhoria para a saúde.

No Kit meuDNA Saúde, o usuário recebe em sua casa tudo para fazer, por conta própria, a coleta do DNA pela saliva, com o cotonete apropriado. Após essas etapas, ele envia o kit ao laboratório por correio. Em cerca de seis semanas, recebe o e-mail para acessar os resultados.

No laboratório especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), o DNA é analisado através da tecnologia de Exom. Por meio de inteligência artificial e bioinformática, as informações são comparadas com tudo o que já existe nos bancos de dados genéticos, para identificar as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. Fundada em 2012, a Mendelics é pioneira e líder em NGS, com ampla experiência no diagnóstico de doenças genéticas através da análise de DNA.

No caso do Câncer de Mama e Ovário, por exemplo, o meuDNA Saúde analisa todas as 15 mil letras dos genes BRCA1 e BRCA2, para identificar eventuais alterações genéticas associadas à doença. Em termos comparativos, testes de laboratórios concorrentes identificam apenas um grupo reduzido de variantes genéticas, em geral entre 3 e 15.

“Esse é um investimento que salva vidas, traz qualidade e longevidade e vai revolucionar nossa relação com a saúde, assim como seu ecossistema como um todo. A diferença entre o que trouxemos para o mercado e o que já existe está exatamente na inovação do como conduzimos o mapeamento, originando um resultado muito mais preciso e assertivo para o usuário. Com esse acesso às informações genéticas cada um tem a oportunidade de fazer escolhas melhores para si, assim como abre muito mais possibilidades ao mercado em termos de medicina preditiva e customizada – uma tendência que deve se intensificar ainda mais depois da pandemia em função de níveis mais elevados na preocupação com o cuidado e bem estar”, explica Cesario Martins, diretor da empresa. “Isso porque, quanto antes o usuário souber que tem a tendência a uma doença, mais rápido pode, juntamente com o médico, criar um plano personalizado de acompanhamento. E se elevarmos essa escala para toda a população temos um impacto direto em como todos os provedores de saúde no Brasil podem repensar a oferta dela em termos do que os brasileiros precisam em torno das suas predisposições.”

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.