This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Mercado farmacêutico apresenta alto crescimento no Brasil

By 27 de janeiro de 2015 Mercado

O consumo de medicamentos no varejo é um indicador bastante significativo do tamanho do mercado farmacêutico. No geral, cerca de 70% de toda a movimentação do setor vem a partir desta fonte. Nos últimos quatro anos, pudemos ver um crescimento de 45,6% do faturamento do mercado farmacêutico pelo canal farmácia.

Em 2010, segundo a Interfarma, tínhamos R$ 28,7 bilhões de faturamento e, em 2014, o número passou para R$41,8 bilhões em 2014, mostrando maior consumo pela população. O aumento foi percebido tanto na área de medicamentos de referência quanto de similares e genéricos. As porcentagens de participação de cada medicamento, no entanto, mudaram. Os medicamentos de referência sofreram uma baixa de 5%, sendo atualmente de 39% e os medicamentos biossimilares tiveram o aumento equivalente, recebendo a taxa de 5%, totalizando 48%. Os genéricos continuaram com o mesmo market share, de 13%.

O crescimento no mercado de biossimilares pode ser observado em diversas especialidades médicas e em todo o mundo, mas, segundo a IMS Health, conseguimos ver mais crescimento em câncer, diabetes e artrite reumatóide. No Brasil, este crescimento pode ser exemplificado pela parceria do Ministério da Saúde e do complexo farmacêutico PharmaPraxis para criação de cerca de 25 medicamentos biossimilares no país.

Em entrevista ao Empreender Saúde, o  Dr. Eduardo Cruz, fundador da Axis Biotec, apresentou quais as intenções da indústria brasileira na criação deste tipo de medicamento. Pretende-se criar “não apenas biossimilares, mas “biobetters” que são os medicamentos biológicos inovadores e melhores.” Ainda segundo Dr. Eduardo, o governo federal acertou em  “estimular a nacionalização e a consequente redução de custo desses e de outros produtos”, tornando o mercado vantajoso e passível de crescimento ainda maior.

figura 1

Se analisarmos o marketshare por commodities e diferenciais, podemos ver que o mercado de commodities é bem maior e apresenta, também, maior taxa de crescimento.

figure 4

Ainda segundo a IMS Health, alguns pontos devem ser considerados pelo setor para maior desenvolvimento de biossimilares. Estes são: desenvolvimento clínico e regulatório, acesso de mercado, diminuição dos custos de manufatura e vendas e marketing. Caso a empresa (e o sistema como um todo) tiverem estes pontos melhorados, a aceitação dos biossimilares deve aumentar ainda mais.figura 8

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply