This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Médicos mostram desinteresse por cargos na saúde pública

By 19 de janeiro de 2016 Carreiras, Mercado

Reportagem do jornal O Globo mostra o quanto conseguir atuar em um cargo público já não é algo tão almejado por parte dos médicos, retrato diferente em outros mercados de trabalho. Segundo informou o veículo, dentre todas as capitais brasileiras analisadas, São Paulo apresenta o maior índice de desistência de cargos na saúde pública por parte de médicos: de 1.275 médicos convocados, 809, ou 63,5%, recusaram os postos aos quais tinham direito. O número chega a ser alarmante e essa mesma situação se repete em outras capitais importantes como: Belo Horizonte, com índice praticamente idêntico, com 63,3%, Porto Alegre e Rio de Janeiro, com 58,8% e 55,3%, respectivamente.

O principal fator que tem desestimulado os médicos é a remuneração. Outro motivo para o desinteresse é a falta de plano de carreira, condições de trabalho precárias, insegurança e demora na convocação após a aprovação em concursos que, neste caso, acontece devido a entraves burocráticos.

Uma pesquisa do Cremesp divulgada em novembro passado mostrou que a rede privada tem hoje 20 mil médicos a mais do que a pública. São 399.692 médicos no País. Desses, 27% (107 mil) atuam exclusivamente em entidades particulares; 22% (87 mil), nas unidades públicas; e 51% (203 mil), em ambas as esferas. O Brasil tem cerca de dois médicos para cada mil habitantes. Mais da metade deles (55%) concentra-se nas capitais, onde vivem apenas 23% da população.

Os números mostram a urgência por estratégias de atração de profissionais para a saúde pública.

*Informações corrigidas às 16h24, do dia 19 de janeiro de 2016

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply