This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Médico empreendedor baiano é vice-campeão no Helth Pitch Battlefield em Londres!

By 27 de outubro de 2011 Empreendedorismo, Mercado

Estácio Ramos concorreu ao Health Pitch Battlefield com um projeto de teste de compatibilidade sanguínea

O médico, empreendedor e pesquisador baiano Estácio Ramos foi vice-campeão do desafio Health Pitch Battlefield, realizado na última segunda-feira (24), em Londres. Cerca de quatro mil trabalhos, de 300 universidades do mundo inteiro participaram da disputa, que tem foco nas áreas de saúde, segurança e energia. Ramos, que concorreu com um projeto de um teste de compatibilidade sanguínea, batizado de iTeste,  foi um dos cinco finalistas da competição, organizada por investidores, governos, militares e indústria da Europa e dos Estados Unidos. Não havia nenhum outro brasileiro na disputa. “Foi uma ‘batalha’ de alto nível, como se esperava. Estou muito feliz”, disse ao Portal Diagnosticoweb, de Londres, o pesquisador baiano. Ele explica que o mais chamou a atenção da banca examinadora, composta por alguns dos maiores cientistas do mundo, foi a aplicabilidade do invento, que pode salvar milhões de vidas e ser usado em situações extremas, a exemplo de guerras, grandes flagelos ou até mesmo de forma continuada, em larga escala, em países desprovidos de infraestruturas mínimas para a transfusão de sangue.

Feito de uma carenagem plástica, que abriga um cartucho, o dispositivo é pouco maior que um porta-cartão.  A “máquina”, que não usa bateria, nem nenhum dispositivo eletrônico, é capaz de revelar o resultado em poucos minutos apenas usando reação química. “Basta colocar o sangue do doador e do receptor e em poucos minutos o resultado é revelado”, explica Ramos. “Ele permite, inclusive, a transfusão de sangue quente, em qualquer lugar do planeta”.

Em sua apresentação, o pesquisador, que é hematologista de formação, usou a imagem de um avião não tripulado, adotado pela Cruz Vermelha para levar remédios a comunidades isoladas, para demonstrar como o equipamento poderia chegar a equipes médicas com rapidez, graças a sua portabilidade. Em outra imagem, fotos de acidentes de trânsito e pessoas feridas em catástrofes chamaram a atenção da platéia do Business Design, onde o evento foi realizado. “Somente no terremoto do Haiti, 50 mil pessoas morreram de hemorragia. Duzentas mil amputações foram feitas, sem prova de compatibilidade”, salienta. De acordo com ele, que é inventor de um outro dispositivo, o iMach – voltado para o diagnóstico de doenças como Hepatite e Sífilis – o próximo passo é agora é a produção em escala do equipamento. “Com R$ 300 mil consigo ter o produto pronto para comercialização”, estima. No último Health Pitch Battlefield, foram gerados negócios na ordem de cerca de 117  milhões de libras.

Fonte: DiagnósticoWeb, 26/10/2011

O Health Pitch Battlefield fez parte do  Pitch Live London 2011:

                                                            SAIBA MAIS: CLIQUE AQUI

Fernando Cembranelli

About Fernando Cembranelli

Leave a Reply