This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Mamógrafos brasileiros não têm qualidade satisfatória

By 27 de agosto de 2003 Mercado

São 2,7 mil mamógrafos em todo o Brasil, cerca de um para cada 32 mil habitantes, mas apenas 40% destes equipamentos são submetidos a um controle de qualidade rigoroso e periódico. O alerta é do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) que oferece o Programa Qualidade em Mamografia, no qual são testadas a dose de radiação e a qualidade da imagem do equipamento. Os centros de diagnósticos aprovados recebem o Selo de Qualidade do CBR que atesta a qualidade do exame. Um exame de mamografia confiável exige um aparelho e uma processadora de filmes de uso exclusivo, filmes específicos e controle diário das condições de revelação. Só cumprindo essas regras é que podem ser obtidas imagens adequadas ao diagnóstico.
Aldemir Humberto Soares, médico radiologista e presidente do CBR, lembra que 96% dos casos de câncer de mama diagnosticados prococemente podem ser curados, mas para isso é necessário um equipamento preciso. Se a lesão for diagnosticada tardiamente o câncer pode ser tornar irreversível e um diagnóstico precepitado pode levar a uma biópsia desnecessária ou até mesmo a retirada da mama.
Mesmo com a renovação do quadro de mamógrafos no País, muitos estabelecimentos se recusam à avaliação, uma vez que ela não é obrigatória. Um exame de mamografia custa R$ 240 e muitas empresas utilizam matéria-prima mais barata para derrubar o valor do exame e atrair mais clientes. Com o selo de qualidade, o CBR pretende incentivar a população a buscar centros de diagnósticos mais confiáveis. A além de ser fixado no estabelecimento, o selo também passa a constar no laudo médico.
A avaliação ainda leva em conta o profissional. Três exames da clínica ou hospital são submetidos à análise de um físico e posteriormente é feita uma entrevista com o médico radiologista.
O próximo passo do CBR será oferecer na Internet a lista dos estabelecimentos certificados. Hospitais e clínicas interessadas deverão se cadastrar para receber um questionário prévio e agendar a visita da comissão técnica para vistoria. Informações pelo telefone (11) 3285-4022

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply