This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Mamografia poderá ser obrigatória na rede pública

By 19 de dezembro de 2003 Mercado

Os hospitais públicos de referência dos municípios considerados pólo poderão ser obrigados a incluir o exame de mamografia entre os serviços oferecidos aos seus pacientes. A determinação consta no Projeto de Lei 6531/02, do deputado Inácio Arruda (PCdoB-CE), aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. O projeto determina ainda que o Ministério da Saúde realize a fiscalização do funcionamento e a manutenção dos aparelhos de mamografia, informa a Agência Câmara.
O autor da proposta destaca a importância da mamografia para detectar o câncer de mama, principal causa de morte entre as mulheres. Inácio Arruda cita estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia, no Ceará, que revelam a carência no País de aparelhos para realizar o exame.
A relatora, deputada Maria Helena (PPS-RR), apresentou parecer favorável à proposta, mas sugeriu uma emenda ao texto original do projeto. De acordo com a emenda, o Ministério da Saúde deverá incluir o exame de mamografia na assistência oferecida pelos Centros de Referência para Tratamento da Saúde da Mulher e, quando houver falta do aparelho, o exame deverá ser oferecido pelas unidades de saúde de pequena e média complexidade dos municípios considerados pólos.
O projeto de lei foi enviado à Comissão de Finanças e Tributação e o deputado Enivaldo Ribeiro (PPB-PB) foi nomeado relator. O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply