This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Mais de 1.300 consultas online são agendadas por dia pela Doctoralia

By 20 de maio de 2020 Mercado

Disponibilizado há dois meses, o serviço de telemedicina da startup já registra mais de 77 mil agendamentos e 7 mil profissionais de saúde cadastrados para prestar atendimento online

Doctoralia, maior plataforma de agendamento do mundo, se preparou para oferecer o serviço de telemedicina, assim que os órgãos responsáveis autorizassem o exercício. Com isso, desde o dia 19 de março, já era possível agendar consultas com psicólogos pela ferramenta e, a partir do dia 23, com a autorização em caráter excepcional e temporário fornecida pelo Ministério da Saúde, médicos de diversas especialidades passaram a integrar a lista de profissionais com permissão para efetuar atendimentos à distância.

Até agora, mais de 77 mil consultas foram agendadas por meio da plataforma com os mais de 7 mil profissionais disponíveis. No topo da lista de especialidades mais procuradas durante a pandemia, estão:

• Psicologia
• Psiquiatria
• Ginecologia
• Dermatologia
• Urologia
• Endocrinologia
• Ortopedia e Traumatologia
• Otorrinolaringologia
• Cardiologia
• Neurologia
“O nosso objetivo com a telemedicina é reduzir a disseminação do coronavírus e oferecer acesso à saúde para mais pessoas, em qualquer região do Brasil”, conta o CEO da Doctoralia, Cadu Lopes. Por isso, além de oferecer o serviço aos médicos premium que já utilizavam a plataforma, a empresa resolveu fornecer o software às instituições do sistema público de saúde interessadas, de maneira totalmente gratuita. O contato para aquisição pode ser feito pelo e-mail coronavirus@docplanner.com.

O primeiro município a aderir à tecnologia da startup foi Curitiba (PR), também a primeira das capitais brasileiras a oferecer a videoconsulta pelo SUS. Com o serviço no ar há pouco mais de um mês, a cidade avançou e incorporou intérpretes de libras para atender às pessoas surdas.

Além de Curitiba, outras 10 prefeituras e subprefeituras aderiram ao projeto, são elas: Guarapuava, Ponta Grossa e Maringá – PR, Piçarras e Penha – SC, Itanhaém, Peruíbe e o Centro de Atenção Integrada de Saúde Mental Vila Mariana – SP, Comunidade Cantagalo-Pavão-Pavãozinho (Rede Postinho) – RJ e Pancas – ES.

Lopes conta que a adesão à tecnologia tem sido expressiva desde o início, tanto por parte dos profissionais de saúde quanto por pacientes, e espera que a telemedicina permaneça como uma alternativa mesmo após o fim da pandemia. “Com base na experiência que a empresa tem na Europa, sabemos que é um método seguro e eficiente”, declara.

Outro serviço que complementa as ações da empresa na luta contra a pandemia é o “Pergunte ao Especialista”, uma seção dedicada a esclarecer todos os tipos de dúvidas relacionadas à saúde que podem ser respondidas por um ou mais profissionais disponíveis na plataforma. “Agora temos uma área destinada apenas para questões relacionadas à Covid-19. Estamos fazendo o possível para auxiliar a população e o País no combate ao coronavírus”, finaliza Lopes.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.