This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Mãe de Deus inaugura centro de combate ao AVC

By 9 de dezembro de 2014 Mercado

O Hospital Mãe de Deus inaugurou na segunda-feira (8) o Centro Avançado de Tratamento do AVC com Unidades Integradas e Especializadas, estrutura voltada para o pronto atendimento e recuperação de pacientes vítimas da doença. O modelo, segurando a instituição gaúcha, será uma evolução do atendimento especializado já prestado há 12 anos e deve beneficiar, anualmente, até 800 pessoas.

A reestruturação do serviço busca reforçar a condição do hospital como centro de referência para a doença em Porto Alegre. A partir dessa novidade, a instituição estima crescimento anual de 20 a 30% no atendimento a pacientes vítimas da doença – uma das principais causas de mortes e sequelas no Brasil e no Mundo, que atinge por ano cerca de 20 mil pessoas no Rio Grande do Sul, com 3 mil mortes decorrentes.

A estrutura do novo centro gaúcho está dividida em três unidades integradas no hospital, seguindo uma ordem de fluxo. A primeira está localizada na emergência, com cinco leitos dedicados, onde ocorre o diagnóstico do quadro, a resolução do chamado “processo agudo” do AVC, estabilização, investigação imediata, aplicação ou não de trombolíticos (medicamento para casos do tipo) e a avaliação da possibilidade de cirurgia ou procedimentos endovasculares.

Após o primeiro atendimento, que deverá ter duração máxima de 12 horas, o paciente é transferido à Unidade Neuro Intensiva, que integra a UTI do hospital e conta com cinco leitos específicos. Ali se realiza o monitoramento constante dos sinais cardíacos, pressão e respiração, além de contínua monitorização do estado neurológico do paciente.

A terceira etapa do projeto é desenvolvida na Unidade de AVC Reabilitadora, onde os pacientes que apresentam baixos riscos de complicação passam pelo processo de reabilitação de movimentos e outras capacidades prejudicadas pela doença. Somando os oito leitos da última etapa, a estrutura conta com o total de 18 vagas dedicadas.

Legado
Grande parte da equipe multidisciplinar escalada para o Centro já atua no Hospital Mãe de Deus há 12 anos. São profissionais exclusivos da instituição e constantemente atualizados em AVC, o que é considerado um diferencial do projeto.

Segundo Maurício Friedrich, diretor técnico do Instituto de Doenças Neurológicas do Hospital Mãe de Deus, a equipe foi aprimorada com a integração de novos médicos nas áreas neurológica, cardiológica e neurocirúrgica. Assim, a nova estrutura preza por uma maior organização do cuidado ao paciente, com “mais multidisciplinaridade, otimização e aprimoramento do modelo assistencial de atendimento que vinha sendo aplicado.”

A equipe passou por treinamentos específicos para atendimento ao paciente com o AVC em todas as etapas de internação. Friedrich explica que o centro irá ainda colaborar na formação de médicos residentes e na atualização profissionais brasileiros e sul-americanos.

O sistema possui plantão de neurologia 24 horas, dispondo de 11 médicos neurologistas e de uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgiões, neurorradiologistas, neurorradiologistas intervencionistas, cirurgiões vasculares, cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, entre outros profissionais especializados em AVC. Conectado com todo complexo do Mãe de Deus, o centro também conta com uma sala híbrida de cirurgia, que possibilita a realização de intervenções cirúrgicas e endovasculares paralelas e o recurso da telemedicina.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply