This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Líder global de Saúde da KPMG lança livro no Brasil

By 21 de outubro de 2019 Mercado

Mark Britnell, líder global de Saúde da KPMG e um dos principais e mais influentes especialistas mundiais no assunto, lançou em São Paulo, no dia 14 de outubro, o livro “Human: solving the global workforce crisis in healthcare” (Humanos: resolvendo a crise global da força de trabalho em saúde), com foco na análise do capital humano necessário para o setor. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 haverá cerca de 18 milhões de trabalhadores da saúde no mundo — apenas 20% da força de trabalho necessária do total de profissionais necessários para o funcionamento dos sistemas de saúde.

“A iminente crise global da força de trabalho em saúde demanda a reformulação urgente dos métodos atualmente utilizados e a implementação de maneiras novas e adaptativas que conduzam todos os países à prosperidade humana e econômica. Com o aproveitamento da tecnologia, temos que repensar novos modelos de atendimento e negócios para melhorarmos os níveis de agilidade dos profissionais desse setor”, afirma Mark Britnell.

Com base em experiências que vão desde os hospitais mais avançados do mundo até novas e revolucionárias abordagens em diferentes países, o autor esclarece o que funciona e o que não funciona. A obra oferece também uma perspectiva global sobre os problemas fundamentais da força de trabalho que os sistemas de saúde enfrentam atualmente e aconselha governos, executivos e clínicos com soluções para essa iminente crise.

“Apoiamos o desenvolvimento do livro inclusive com participação direta. O livro conta ainda com um capítulo inteiramente dedicado à realidade do Brasil, com destaque para aspectos positivos da criação e da evolução do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros programas implementados pela administração pública”, enfatiza Leonardo Giusti, sócio-líder de Saúde da KPMG no Brasil.

Segundo Daniel Greca, sócio-diretor de Saúde da KPMG no Brasil e responsável pelo capítulo Brasil, “outra abordagem deste capítulo está relacionada com as disparidades nacionais nas distintas regionais geográficas e na distribuição dos profissionais de saúde. Além disso, o capítulo brasileiro conta também com sugestões de ações direcionadas para o ganho de escala e produtividade no atendimento da população”, afirma.

Sobre o autor

Mark Britnell é um dos mais influentes e principais especialistas em saúde do mundo. Já visitou mais de 75 países para conhecer os diferentes sistemas de saúde, foi CEO do National Health Service (espécie de SUS britânico) e dirigiu hospitais. Desde 2014 é membro do Conselho Global do Fórum Econômico Mundial na agenda direcionada ao futuro internacional do setor de saúde. Possui uma visão única a respeito do setor, consegue estabelecer comparações, indicar melhores práticas, tendências, desafios e soluções para a melhoria dos serviços. Lançou recentemente, no Brasil, o livro “Em busca do sistema de saúde perfeito”, com 12 características dos melhores sistemas de saúde do mundo que servem de modelo, destacando inclusive características brasileiras compreendidas como modelo para o mundo.

O autor é fonte para abordar como devem ser definidos padrões de qualidade, quais são as barreiras para isso e o que deve ser feito para aprimorar o sistema de saúde. Em relação ao Brasil, Mark Britnell conhece medidas que podem ser executadas para que haja um sistema de saúde melhor e mais eficiente e como empresas e governos podem melhorar a gestão de hospitais e o atendimento a pacientes. Além disso, ele entende a relevância da integração de esforços para que haja um equilíbrio entre sistema público e privado no setor que supere os desafios brasileiros e contribua para que todos os cidadãos tenham acesso a um sistema de saúde universal.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply