This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Lei municipal obriga presença de desfibrilador cardíaco

By 13 de janeiro de 2005 Mercado

A lei que obriga a existência do desfibrilador cardíaco em ambientes de grande circulação de pessoas foi aprovada pelo prefeito de São Paulo, José Serra. A lei 13.945 foi promulgada no último dia 7 e deve ser aplicada em locais com circulação média diária de 1,5 mil pessoas ou mais. A lei ainda exige que pelo menos 30% dos trabalhadores que atuam nos referidos locais sejam treinados para utilizar, com eficiência, o equipamento, por meio do curso de suporte básico de vida, ministrado por entidades credenciadas pelo Conselho Nacional de Ressuscitação.

De acordo com Dr. Ronald Freire, que é da equipe de cardiologistas do Fleury – credenciada pelo Conselho Nacional de Ressuscitação – e coordenador do Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Instituto Dante Pazzanese o socorro a uma vítima de parada cardíaca deve ocorrer em, no máximo, 10 minutos. Para ele, a partir da promulgação da lei em São Paulo, o nosso próximo desafio é informar o maior número de pessoas em relação a isso. “Este é o momento que permite a mudança do paradigma de que somente médicos podem atender a este tipo de emergência. Um leigo ou mesmo uma criança, desde que treinada adequadamente, se constituirá em um elo fundamental nesta cadeia de sobrevivência”.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply