This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Laboratórios da Afip são Acreditados com Excelência na ONA

By 16 de novembro de 2020 Mercado

Entidade atende pacientes do SUS e particulares com alto padrão de qualidade

Laboratórios da Afip Medicina Diagnóstica foram Acreditados com Excelência, o mais alto patamar da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Os laboratórios de análises clínicas, anatomia patológica e citologia mantiveram o título, conquistado em 2013, e o fato sustenta o compromisso da entidade com a melhoria contínua e a padronização de processos visando o bom atendimento dos pacientes. A estrutura passou pela auditoria anual do IQG (IQG – Health Services Accreditation) e teve muito destaque em seus processos. O certificado é revalidado a cada três anos.

Os pontos considerados de maior relevância foram: a inovação e tecnologia empregadas nos processos do laboratório, o engajamento de todos no processo de qualidade e segurança e o  reconhecimento da marca no mercado. A validação foi de forma remota e um desafio para toda a entidade. Segundo Paulo Souza, responsável pelo setor de qualidade da Afip, todos os gestores foram mobilizados para que os compromissos ocorressem de acordo com o planejamento.

“Todos os compromissos on-line ocorreram de acordo com o que planejamos”, afirma Souza. Ele explica que os gestores já estavam acostumados com os compromissos remotos, em função da pandemia, e demonstraram todo o trabalho executado sem grande dificuldade. “Dar espaço para todos se manifestarem e demonstrarem seus trabalhos, adequar o tempo da avaliação ao que os avaliadores precisavam verificar e orientar os gestores para darem foco para uma ou outra questão demandou muita atenção”, esclarece o gestor da qualidade.

O processo de avaliação externa é um marco para a gestão da qualidade de qualquer entidade e colabora com o processo de melhoria contínua, servindo para apontar o que é importante adequar. “Não foi diferente neste formato remoto”, diz Souza. Os avaliadores trazem muita experiência e acabam nos dando dicas valiosas para continuidade do trabalho.

Em 2005, a Afip ganhou a Acreditação Nível Pleno. Em 2013, foi para a Excelência,  e desde então vem se mantendo em crescimento. “Evoluir qualquer processo continuamente requer esforço, foco e recursos. A visão do processo precisa ser ampla e adequada a todos os aspectos da operação, incluindo seus fornecedores e clientes. Portanto, para que haja uma gestão pelo processo o ciclo de melhorias é fator determinante”, defende Souza.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.