This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Laboratório Sabin domina região Centro-Oeste

By 13 de novembro de 2012 Mercado

Início dos anos 80 no Brasil, mais precisamente 1984. A inflação corria solta, assim como as políticas econômicas rígidas de uma combalida ditadura militar. Nem a seleção, esperança na Copa de 82, havia conseguido amenizar a sensação de estagnação; muito pelo contrário. Entretanto, as aparentes dificuldades não impediram as amigas Janete Vaz e Sandra Costa – em meio ao alvoroço pelas Diretas Já ? de empreenderem um sonho: o de fundar uma empresa de exames laboratoriais na capital do País.
Com três funcionários e muita força de vontade, as bioquímicas saíram a campo a fim de conquistar clientes e, assim, nasceu o Sabin, que, hoje, com mais de 1,6 mil colaboradores, figura como o maior laboratório de análises clínicas da região Centro-Oeste.
Aliada ao conhecimento de mercado e ao jogo de cintura para enfrentar o preconceito de um segmento predominantemente masculino, a confiança foi o alicerce para o crescimento da companhia ao longo desses 28 anos de história, espalhada pelas 107 unidades em funcionamento.
?Estamos sempre alinhadas para planejar as estratégias da empresa, como implantação de novas práticas, benefícios ou inovações de processos. Realmente, existe uma grande relação de confiança. Nunca houve, entre nós, a preocupação de nenhuma das duas em prestar contas com relatórios de sua área de atuação?, comenta a sócia e diretora executiva, Janete, natural de Anápolis (GO).
A mineira Sandra, que é sócia diretora técnica, enfatiza que a confiança entre as duas é compartilhada entre todos os funcionários. ?Nosso maior patrimônio está na arte de saber conviver?.
Além de vivenciar e transmitir confiança, fator-chave de qualquer discurso sobre gestão empresarial, Janete e Sandra priorizaram, desde a década de 80, a tecnologia e a inovação. ?A informática estava começando e não tivemos resistência a ela como a maioria do mercado. Isso foi um grande diferencial?, relembra Sandra.
De acordo com a executiva, a inovação amplia a eficiência, reduz custos e estimula as pessoas a criarem. ?Aplicamos em pequenos incrementos diários como novas metodologias, processos e na forma de encantar o cliente?.
E é nas pessoas que está uma das marcas da gestão das duas empreendoras. O Sabin tem sido referência nas pesquisas sobre melhores empresas para se trabalhar mostrando investimentos em uma série de políticas de benefícios voltados à qualidade de vida. Há, por exemplo, patrocínio de corridas para os funcionários, grupos de natação e ciclismo, ofertas de bolsas de estudo de 25% a 80% para MBAs, mestrados e doutorados, entre outros.
Com isso, de 2005 a 2011, a saída de profissionais diminuiu de 28% para 6% ao ano. Em 2012, a previsão é que este número caia ainda um pouco mais atingindo 5%.
Em plena expansão
Entre inaugurações, parcerias, fusões e aquisições, o laboratório anunciou cinco operações em 2011 e 2012, o que evidencia sua força na região Centro-Oeste, onde detém cerca de 70% do market share, posicionando-se bem à frente de marcas pertencentes ao Dasa, seu maior concorrente.
Com faturamento de R$ 180 milhões, a projeção para este ano é alcançar R$ 280 milhões. O montante será puxado pelos novos negócios em Minas Gerais, por meio de parceria com o laboratório Santa Lucília, de Uberaba; a inauguração de uma unidade em Manaus (AM); e as seguintes fusões: com o tradicional PHD Laboratório Clínico da cidade de Palmas (TO); Cemaza, de Belém (PA) e Labaclen, em Salvador (BA).
?Nossa gestão não é focada na concorrência. Temos o olhar no cliente. O crescimento e a liderança surgem como consequência?, diz Sandra, de forma entusiasmada, e acrescenta que o ano de 2013 será focado na integração dessas operações e na implementação de governança corporativa.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply