This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

La Roche-Posay inaugura Escola de Atopia no RJ

By 3 de maio de 2017 Mercado

La Roche-Posay anuncia a inauguração de mais uma Escola de Atopia, agora carioca, localizada no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, sob responsabilidade da dermato-pediatra Dra. Ana Mósca, chefe da dermatologia do hospital.

Esse projeto social teve início na França em 2001, e hoje já conta com mais de 80 unidades presentes em 23 países tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida de crianças com dermatite atópica e suas famílias.

A dermatite atópica é uma doença de pele que atinge de 10 a 15% da população, principalmente crianças. Seus principais sintomas são ressecamento e lesões avermelhadas na pele, além de uma coceira intensa. Geralmente, está associada a alergias respiratórias, como asma e bronquite.  A educação terapêutica dos pais com dermatologistas e o apoio psicológico às famílias, através de atividades lúdicas, estimulam o bom convívio da criança com a doença, que atrapalha o sono e pode afetar seu desenvolvimento escolar.

A incidência da doença tem aumentado nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, cujos fatores ambientais, como a poluição, agravam o quadro. Assim, é essencial um cuidado diário adequado, com emolientes e sabonetes específicos para a pele sensível, contribuindo para o espaçamento das crises da doença. É muito importante também um acompanhamento e orientação psicológica, que é realizado com as famílias na Escola de Atopia. Nas reuniões, forma-se um grupo de apoio, no qual os pais trocam experiências e contam como superam a doença. São efetuadas também oficinas de aplicação do hidratante com as crianças, mostrando de forma lúdica como cuidar da pele e ajudando na independência da criança.

Em 2012, a La Roche-Posay inaugurou em Curitiba a primeira unidade da Escola de Atopia, no Brasil. A intenção é expandir cada vez mais esta iniciativa, promovendo a melhora da qualidade de vida de mais e mais famílias, sempre em parceria com a dermatologia. Com a inauguração da Escola no Rio de Janeiro, a ideia é atender ainda em 2017 em torno de 80 famílias cariocas. Somando com a Escola de Atopia de Curitiba serão pelo menos 200 famílias atendidas no ano.

 

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply