This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Japonesa Omron compra NS a fim de expandir no Brasil

By 3 de setembro de 2014 Mercado

A Japonesa Omron Healthcare, que desenvolve dispositivos e equipamentos de cuidados para a saúde, planeja expansão no Brasil e, para isso, anuncia compra da brasileira NS Indústria de Aparelhos Médicos, referência no mercado de nebulizadores de uso doméstico. Esta é a primeira aquisição de uma linha de produção e de vendas fora do Japão. O valor da operação não foi divulgado, mas estima-se que seja o maior até então negociado pela Omron.

O tratamento inalatório de doenças respiratórias, por meio de nebulizadores, também é um dos principais pilares do negócio da empresa nipônica, que também tem forte atuação na prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida. A companhia foi a primeira a lançar o monitor de pressão arterial digital para uso doméstico.

Próximos passos
Há 45 anos no Brasil, a NS afirma ter participação no mercado de nebulizadores em torno de 40% e, com a aquisição, a participação da Omron chegara próximo a 48%. A expectativa da companhia é trabalhar para alcançar 55% do mercado em três anos, passando de um faturamento de R$ 40 milhões em 2013 para R$ 220 milhões em 2017.

Pelo acordo, a empresa nipônica assumirá a fábrica da NS, localizada na cidade de São Paulo, tornando-se a primeira planta de equipamentos médicos da empresa na América Latina.

“Precisávamos estabelecer um sistema de produção no Brasil, a fim de reduzir as dificuldades tarifárias atuais. Estávamos à procura de colaboração com empresas brasileiras e, hoje, chegamos a um acordo para adquirir a NS, como parte de nossa estratégia de crescimento na América Latina”, explicou em comunicado o diretor executivo da Omron Healthcare no Japão, Seiji Takeda.

A integração entre as duas empresas será feita de modo a criar uma base de desenvolvimento global para nebulizadores. “Vamos integrar o know-how das duas empresas; de um lado, temos a rede de distribuição e serviços da NS e de outro, a alta tecnologia e inovação da Omron Healthcare”, salientou o diretor de operações da Omron Healthcare no Brasil, Wanderley Cunha.

O Brasil é hoje o sexto maior mercado de saúde do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o executivo, a estabilidade da economia brasileira associada ao o aumento do poder aquisitivo da população e a busca do consumidor por produtos de qualidade foram atrativos para a japonesa investir no País.

Os nebulizadores são equipamentos indicados para o controle de doenças respiratórias, que acometem milhões de pessoas no Brasil. 

A doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC, por exemplo, atinge cinco milhões de indivíduos e é a quinta maior causa de internação em adultos maiores de 40 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Causada principalmente pelo tabagismo, esta doença registra 37 mil óbitos por ano. Outra doença de alta prevalência no País é a asma. O DATASUS informa que a incidência está entre 10% a 20% da população brasileira, dependendo da região e da faixa etária, com o registro de aproximadamente 2.500 mortes pela doença. Além do fumo, outro fator de complicações e surgimento de doenças respiratórias é a poluição nas grandes cidades.

Sobre a Omron
-Fundado em 1933, o Grupo Omron é especializada no desenvolvimento de tecnologias e fabricação de bio-sensores e algoritmos de alta precisão
-Possui mais de 36.842 funcionários ao redor do mundo
-Presente em mais de 100 países, tendo sede mundial em Kyoto, no Japão
-Por meio de 38 países, entre plantas industriais e unidades de negócios, oferece produtos e serviços nos campos de Automação Industrial, Componentes Eletrônicos, Auto Peças, Sistemas Sociais e Equipamentos Médicos
-Empresa se estabeleceu no Brasil em 2008 e tem seu portfólio voltado para equipamentos de saúde de uso doméstico, com monitores de pressão arterial, nebulizadores, termômetros e balanças digitais

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply