This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

iClinic é selecionada para o Programa Scale-Up Health Tech da Endeavor Brasil

By 11 de agosto de 2020 Destaques, Mercado

– O anúncio vem logo após a empresa ser a primeira do setor na América Latina a receber aporte do SoftBank

– Essa é a primeira vez que a organização desenvolve um programa específico para a área de tecnologia para saúde

A iClinic, startup de health tech especializada em desenvolvimento de tecnologia para médicos, clínicas e consultórios, acaba de ser selecionada para o Programa Scale-Up Health Tech da rede de empreendedorismo Endeavor Brasil. Em sua primeira edição, o programa focado especificamente na área de tecnologia para saúde conta com 12 scale-ups e tem o patrocínio da Roche e da BenCorp.

A criação do Programa Scale-Up Health Tech é justificada pelo atual desafio que o setor de saúde atravessa. Em função da pandemia do novo coronavírus, as health techs especializadas em soluções para o setor viram a demanda de seus negócios crescerem nos últimos meses. Por isso, o objetivo do programa é suportar scale-ups, start-ups maduras de alto crescimento, possibilitando conhecimento, desenvolvimento e consistência de seus projetos para sucesso no futuro.

Até hoje, o Scale-up Endeavor já apoiou ativamente mais de 700 empreendedores e acelerou 235 empresas em 18 programas em todo o Brasil. Entre as empresas, nomes como Neon, Resultados Digitais, InLoco, Dermage, MadeiraMadeira, Desinchá e Conta Azul já foram apoiados.

O programa oferece mentoria para os empreendedores e também agiliza conexões com outros empresários do mercado. É direcionado para negócios considerados de “alto impacto”, ou seja, que cresceram mais de 20% ao ano por três anos consecutivos. Também precisam convencer que podem aumentar receitas sem que os custos cresçam na mesma proporção.

Crescimento expressivo

A iClinic já havia sido uma das empresas “Endeavor Promessas” do programa Startup Network da Endeavor Brasil em 2015. Na ocasião, a health tech foi uma das dez startups selecionadas entre mais de outras 60 empresas.

A aposta estava certa e a iClinic não para de crescer. A empresa duplicou duas vezes seguidas o seu faturamento nos últimos dois anos.  Em 2020, na contramão da crise, a empresa continua ampliando os negócios devido à pandemia.

“A significativa queda no volume de atendimentos presenciais ocasionada pelo fechamento temporário dos consultórios e clínicas médicas têm acelerado o movimento de transformação digital no setor, que busca alternativas para continuar operando com a adoção de ferramentas de telemedicina, prática recém-regulamentada no País”, esclarece o CEO da iClinic, Felipe Lourenço.

A empresa, que é líder no mercado de softwares para médicos e instituições de saúde de pequeno e médio porte, já contribui para o trabalho de mais de 23 mil profissionais (um market share de 7,5%) de 50 especialidades médicas, que estão localizados em mais de 750 cidades do país. Com essa rede de clientes, mais de 15 milhões de pacientes já passaram pela plataforma da empresa, o equivalente a 30% de todos os brasileiros que têm plano de saúde.

Com suas ferramentas de prontuário eletrônico, CRM, faturamento e uma recém-lançada solução de telemedicina utilizadas diariamente por médicos, a companhia quer ir além, transformando-se em um hub de soluções para esses profissionais. Apenas com essa base de clientes, em função do portfólio de serviços existentes, a empresa já pode triplicar de tamanho.

Novo aporte

Há poucos dias, iClinic levantou um aporte em uma rodada série B com o SoftBank Latin America Fund. O investimento garantirá ainda mais crescimento. Segundo Lourenço, o capital será utilizado em duas frentes: “Primeiro, para continuar investindo em nosso crescimento orgânico, por meio do desenvolvimento de novos produtos e linhas de negócio e também para crescimento inorgânico por meio de M&A, seguindo nossa visão de consolidar o segmento”.

Lourenço explica que a empresa já fez três aquisições, dentre elas a operação brasileira da indiana Practo em março de 2019. “Após experiências muito bem sucedidas com esses primeiros negócios, iniciaremos agora um movimento forte de consolidação e já temos mais de 15 alvos mapeados com o potencial de gerar grandes sinergias para a nossa visão”.

“Queremos ser o one-stop-shop de tecnologia para o médico, sua principal ferramenta no meio digital. Podemos utilizar a nossa penetração dentro do consultório para oferecer uma série de outros serviços digitais, ajudando o médico certo, no tempo certo, com a melhor experiência”, completa Lourenço, ao acrescentar que a empresa sempre apostou no médico individual, que até então era esquecido pelo mercado de tecnologia em saúde, mais focado em desenvolver soluções no nível enterprise, para hospitais, laboratórios e operadoras de planos de saúde.

A ideia da iClinic é aproveitar a sua grande capilaridade e engajamento diário dos usuários em suas plataforma para crescer. A empresa quer combinar o atual modelo de negócio que consiste em  uma sólida receita recorrente proveniente do modelo SaaS (Software as a Service) com a oferta de outras soluções para os clientes, como serviços financeiros, educação continuada, distribuição de conteúdo e um marketplace entre o profissional médico e toda a cadeia de saúde.

A entrada do SoftBank acontece depois de uma negociação que se iniciou no final de 2019, e mostra o quanto o mercado de tecnologia em saúde vem se aquecendo. O fundo se junta agora à Filipe Lomonaco, ex-CEO da Estapar, e à família Moll, da Rede DÓr São Luiz.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.