This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Hospital Brasília inaugura Centro de Robótica para cirurgias minimamente invasivas

By 14 de janeiro de 2019 Mercado

O Hospital Brasília inaugurou em novembro um Centro de Robótica especializado em cirurgias minimamente invasivas, realizadas por meio do robô DaVinci. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil. O robô executa procedimentos cirúrgicos urológicos, ginecológicos e do aparelho digestivo.
Os primeiros procedimentos cirúrgicos feitos com o robô no Hospital Brasília foram para a retirada de tumores na próstata. “A prostatectomia roboticamente auxiliada diminui os riscos pós cirúrgicos que mais preocupam os homens: a disfunção erétil e a incontinência urinária. Mais de 85% dos pacientes recuperam a ereção e o número de casos de incontinência urinária caiu para 2% após a cirurgia”, afirmou o urologista do Hospital Brasília, Fernando Leão. A cirurgia urológica em novembro é representativa, uma vez que é celebrado o movimento de conscientização e prevenção do câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul.
Aumentar a performance do cirurgião é uma vantagem do DaVinci, pois ele propicia melhores movimentos durante o procedimento, chegando a 360° de rotação, e possibilita uma atuação mais precisa devido às imagens Full HD em 3D, que permitem ao médico avaliar melhor a anatomia dos vasos e estruturas. A cirurgia robótica se destaca, principalmente, pelos benefícios ao paciente: incisões menores; redução de dor e de sangramento; diminuição dos riscos de transfusão e infecção e redução no tempo de internação no hospital. “Na cirurgia convencional há mais troca de calor e perda de fluidos. Normalmente, o paciente fica 24h na UTI para recuperação, em seguida vai para o apartamento e recebe alta após 72h. Na cirurgia robótica, ele vai direto para o apartamento e, habitualmente, pode ir para casa em 48h”, ressalta o especialista.
Outros hospitais da Rede Ímpar já realizam cirurgias robóticas. O Hospital 9 de Julho, em São Paulo, foi a primeira instituição privada a investir na tecnologia e já fez mais de 3.000 cirurgias desde 2012. O Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, começou a realizar as cirurgias há um ano e meio e já realizou mais de 500 cirurgias.
Além do robô, o simulador Robotix Mentor e o LapMentor Expresse foram adquiridos para treinar cirurgiões e seus assistentes ao mesmo tempo. O Hospital Brasília é um dos primeiros da América Latina a implementar a plataforma completa de treinamento para cirurgias robóticas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply