This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

Hospital Ana Nery investe na informatização de processos internos

By 16 de janeiro de 2019 Mercado

Em parceria com a Pixeon, o Hospital Ana Nery, responsável pelo atendimento de aproximadamente 6.500 pacientes por mês, incorporou a tecnologia de gestão hospitalar em seus processos. Com o uso do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), hoje integra informações de todas as etapas do hospital, com dados detalhados de exames, tratamentos e medicamentos.
Segurança e qualidade dos prontuários, integração entre os setores e dinâmica nas discussões sobre casos são alguns dos benefícios que o responsável médico do Hospital Ana Nery, Igor Lobão, cita sobre o uso da tecnologia da Pixeon. “O passo mais recente que nós demos foi exatamente esse: integrarmos o campo de bioimagem do laboratório de hemodinâmica no laboratório eletrônico e foi incrível o impacto na assistência ao paciente”.
Igor ainda complementa que com esta tecnologia é possível fazer discussões de casos, por exemplo, com um especialista que não está ali ao lado do paciente, com acesso ao prontuário físico. “É possível discutir no ambulatório aquele procedimento que foi feito na semana passada, ou na enfermaria de outra especialidade a tomografia que foi feita pela manhã. Então, foi um retorno de agilidade e segurança para a assistência ao paciente”, comenta Lobão.
A parceria do Ana Nery com a Pixeon começou em 2008, com trabalhos de softwares simples. Hoje, para garantir a integração de todos os setores e seus mais de 1.500 profissionais, aliar medicina à tecnologia é uma solução importante. Jackson Rodrigues, responsável por TI no Ana Nery, comenta que o exemplo desta aliança é o caso de tratamentos de hemodiálise: “Precisamos otimizar alguns processos, como solicitação e exames, convocação, solicitação de kits, algumas coisas que otimizam. Você implanta e depois trabalha em melhorias dos processos. É o que fazemos hoje: identificar problemas e aonde podemos atuar fazendo uma melhoria para esses processos”.
Os reflexos da solução da Pixeon para as demandas do hospital também podem ser sentidos nos setores administrativo e educacional. Com a versão digital do prontuário do paciente, é possível categorizar mais facilmente, por exemplo, a quantidade de medicamentos usada no período e calcular projeções para estoque sem que falte dos suprimentos, otimizando os gastos. Além disso, Lobão afirma que a parte didática, no estudo dos residentes, também é beneficiada: “Poder ter imagens desses exames realizados que discutimos nas sessões clínicas sem precisar trazer o CD que pode não abrir, estar corrompido, mas assim podemos imediatamente acessar o exame que foi feito para a sessão clínica”.
“Ser parceiro do Hospital Ana Nery é um grande presente. Para nós, saber que nossas soluções fazem a diferença no dia a dia das instituições e trazem possibilidades para uma análise mais precisa, garantindo mais agilidade e segurança durante os atendimentos, é ter a certeza de que a saúde realmente está movendo o nosso mundo”, comenta Armando Buchina, CEO da Pixeon.
As soluções tecnológicas da Pixeon para o Ana Nery já estão presentes em quase todos os setores do hospital. O desafio agora é levar aos 10% restantes, englobando também os técnicos de enfermagem, por exemplo, o que garante o registro no PEP ainda mais minucioso na evolução do paciente. Esses benefícios são sentidos, principalmente, pelos pacientes. O responsável médico do hospital afirma que com a prescrição mais rápida e o sistema mais dinâmico e informatizado é possível fazer a evolução mais ágil, liberando a equipe de saúde para estar do lado do paciente, e não preenchendo formulário.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply