This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Hospitais São Camilo promovem jornada sobre infecção hospitalar

By 28 de outubro de 2003 Mercado

Para discutir iniciativas pioneiras e experiências práticas no combate à infecção hospitalar, os Hospitais São Camilo de São Paulo (Unidades Santana, Pompéia, Ipiranga, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer -IBCC e Recanto Maria Tereza) promovem no dia 1º de Novembro a ?4ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar?. O evento é voltado aos profissionais da saúde, médicos, estudantes e administradores hospitalares.
Entre as experiências apresentadas no evento está o programa realizado no Hospital e Maternidade São Camilo-Santana. Segundo o Dr. Ivan Marinho, médico infectologista dos Hospitais São Camilo, com programa educativo e reformas estruturais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto a taxa de infecção por 1000 pacientes/dia caiu de 24% nos últimos oito meses que antecederam a mudança para 17% nos oito meses seguintes.
Para conquistar estes resultados, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) participou efetivamente no projeto de reforma da UTI e deu sugestões que ajudaram no combate à infecção hospitalar. Entre as idéias destacam-se: a criação de uma ante-sala nos isolamentos com pias exclusivas para lavagem de mãos e portas com abertura automática, o que dispensa o toque manual tanto nas torneiras quanto nas portas e maçanetas; pias nos corredores da UTI para lavagem de mão; dispensadores com anti-sépticos para higienização em vários pontos da Unidade e coluna para suporte de aparelhos presa ao teto, o que evita a presença de mobiliário junto ao doente e permite maior espaço, facilitando a limpeza.
Um bom programa pode reduzir riscos de infecção hospitalar em até 32% em média. A vantagem é tanto do paciente quanto da instituição hospitalar, pois diminui a possibilidade de um comprometimento do quadro clínico da pessoa internada, além de reduzir o tempo de permanência e os custos associados à hospitalização.
Serviço:
4ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar
Data: 01/11/03
Local: Centro de Convenções Pompéia
Av. Pompéia, 888 – São Paulo (SP)
Horário: 7h30 às 17 horas
Palestras:
– Reprocessamento de Materiais de Uso Único – Dr. Jorge Amarante (Médico Coordenador Infectologista do Hospital e Maternidade Leonor Barros e do Hospital Samaritano).
–Prevenção e Controle de Infecções do Sítio Cirúrgico – Drª Sílvia Fonseca (Médica do Hospital São Francisco, Maternidade Sinhá Junqueira e Mater ? Ribeirão Preto)
–Validação dos Processos de Esterilização- Prof Dra Kazuko U. Graziano (Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo), Validação das Ações em Controle das Infecções Hospitalares – Dr. Renato Grimbaum (Médico Infectologista do SCIH do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo)
–Investigação de Surtos – Dra Cilmara P. Garcia (Médica Infectologista do SCIH do HCFMUSP). Resistência Bacteriana – Dra Silvia Figueiredo Costa (Médica Infectologista do SCIH do HCFMUSP e médica consultora do SCIH do Hospital São Camilo Pompéia)
–Estratégias para o Controle de Resistência Bacteriana – Dr. Ivan S. Marinho (Médico Infectologista do SCIH – HMSC Pompéia e Santana)
–Higienização Hospitalar – Enfa Cleonice Bezerra dos Santos (Chefe do Serviço de Higienização e Limpeza – HCFMUSP)
–Acreditação Hospitalar & Programa de Controle de Infecção Hospitalar – Enfa Sueli Fátima da Luz (Chefe Departamento Gestão de Qualidade dos Hospitais Camilianos de São Paulo)
Informações e inscrições: 3871-0833 ou cehmsc@terra.com.br

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply