This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Home office é tendência em empresas Top Employers e uma medida preventiva em tempos de pandemia do Coronavirus

By 12 de março de 2020 Gestão, Mercado

Boa parte das empresas Top Employers oferecem aos seus colaboradores a possibilidade de realizar home office, ao menos uma vez por mês, dentro da política de melhoria da qualidade de vida. Afinal, trabalhar em casa significa menos desgaste no trânsito e no transporte público, mais tempo com a família, e para a empresa, corte de gastos e aumento da produtividade. A tendência vem crescendo e tem sido a saída adotada pelas empresas para evitar a proliferação do Coronavirus no Brasil.

Segundo pesquisa do Top Employers Institute, metade das 44 empresas brasileiras certificadas esse ano já tem programas formais de home office. O número de empresas que oferecem o benefício mais do que triplicou nos últimos seis anos. Em 2014, apenas 14% das companhias ofereciam o benefício aos colaboradores.

Em algumas empresas, como a Signify (antes conhecida como Philips Lighting), o colaborador tem opção de trabalhar em esquema de home office uma vez por semana, benefício que foi ampliado para duas vezes, desde a semana passada, com o aumento da proliferação do Coronavirus no Brasil. A medida, que visa diminuir o fluxo de pessoas no escritório, foi estendida também aos estagiários.

No Grupo Novartis, a prática do Home Office também está sendo incentivada e na sede da Roche, os visitantes estão sendo orientados a passar no ambulatório antes das reuniões agendadas.

Certificação – Com sede em Amsterdã, na Holanda, o Top Employers Institute, fundado em 1991, atua em 119 países, incluindo o Brasil desde 2011. Reconhecida como autoridade global em melhores práticas de RH, o Instituto reconhece e certifica globalmente a excelência nas práticas de RH que as empresas criam para seus colaboradores.

A certificação é fruto de um processo de pesquisa que dura, em média, seis meses e analisa mais de 600 práticas de gestão de pessoas. Ao todo, são avaliados 10 fatores, entre os quais: Gestão de Desempenho, Cultura, Planejamento da Força de Trabalho, Carreira e Sucessão, Compensação e Benefícios e Desenvolvimento da Liderança, o que permite criar um Raio X da atuação do setor de RH em todo o mundo.

A qualidade das práticas também é avaliada comparativamente às demais empresas participantes pelo Top Employers Institute. Em seguida, o estudo é validado por uma auditoria externa que reitera a qualidade do processo de certificação. Ao todo, 7 milhões de profissionais são impactados globalmente pela certificação Top Employers.

“Fornecemos um raio-X real das melhores práticas de RH. Os comparativos e critérios para avaliação são os mesmos em todos os países em que atuamos. Todas as empresas certificadas fazem parte do seleto grupo de melhores empregadores no mundo, criando experiências de vida enriquecedoras para os seus colaboradores, cumprindo padrões internacionais de excelência”, destaca Gustavo Tavares, Country Manager do Top Employers no Brasil.

Em 2020 foram certificadas as seguintes empresas: Arcos Dorados (McDonald´s); Atento Brasil; AkzoNobel; Allied Technology; Alcon; Amil (United Health Group); B3 S.A – Brasil, Bolsa e Balcão; Banco Bradesco; Banco do Brasil; Baxter; Boehringer Ingelheim do Brasil; Chiesi; Cognizant; Corbion; CPFL Energia; Deloitte; Dentsu Aegis; DHL Express Brazil; DHL Global Forwarding Brazil; DHL Supply Chain; Dimension Data (NTT); Enel; Everis Brasil; Grupo Marista; Huawei; JTI Brasil; Naturgy; Novartis; Orange Business Services; Philip Morris Brasil; Pepsico; Roche Diabetes Care Brasil; Saint-Gobain; Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica; Sanofi; SAP; SAS Institute Brasil; Secretaria de Fazenda de Minas Gerais; Signify; Sonepar; Souza Cruz; Takeda, Tata Consultancy Services e Volkswagen do Brasil.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.