faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Grupo Pardini vence Prêmio Ser Humano 2019

Article-Grupo Pardini vence Prêmio Ser Humano 2019

Grupo Pardini vence Prêmio Ser Humano 2019

Companhia leva prêmio ouro na categoria Gestão de Pessoas – Administração

A Associação Brasileira de Recursos Humanos acaba de conferir ao Grupo Pardini, o 1º lugar na 18ª edição do Prêmio Ser Humano, em solenidade oficial na noite de ontem, 9 de dezembro. Neste ano, a companhia concorreu à premiação nacional com o Programa Trilha de Carreira: Impacto e Percepção de Mobilidade, projeto que destaca a parceria do RH na construção da Carreira no Grupo Hermes Pardini. Este trabalho é pioneiro no mercado de saúde e referenda o modelo de gestão, comunicação, transparência e atendimento personalizado ao colaborador da empresa. “Este prêmio é fruto do nosso comprometimento e dedicação com o desenvolvimento e a valorização dos colaboradores. Estamos orgulhosos pelo reconhecimento do nosso trabalho e do programa criativo e inovador que criamos”, disse a Gerente Executiva de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Pardini, Rubia Spindola.

Foram mais de vinte iniciativas inscritas nas categorias Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade e um número recorde de trabalhos inscritos (foram quase 50 projetos) na edição 2019 do Prêmio. Uma comissão avaliadora formada por profissionais de renome no mercado julgou os trabalhos a partir de critérios de avaliação estabelecidos pela ABRH-Brasil e a apuração dos resultados foi auditada pela Moore Stephens. No ano passado, o mesmo projeto venceu o prêmio mineiro, conferido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seção Minas Gerais (ABRH-MG). Para o prêmio nacional, só poderiam concorrer os vencedores em cada estado.

Sobre o Projeto

O setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, em conjunto com líderes e colaboradores, mapeou os principais celeiros de talentos, analisou as diferentes diretorias e criou um simulador com uma metodologia clara, que mostra as regras objetivas sobre as possibilidades coerentes com o seu autodesenvolvimento e se preparar proativamente quando as oportunidades surgirem. Considera-se que os resultados foram atingidos para os objetivos esperados: Apresentar de forma clara e simples as possibilidades de carreira, reduzindo custos com contratação e influenciar no clima, com impacto em redução de turnover. Iniciado em 2015 e implementado em 09/2016, o programa considerou pensamentos de que a administração de carreiras se torna um instrumento para moderar as expectativas sobre a ascensão numa empresa.  Hoje, o DHO acompanha e propõe melhorias a cada ciclo anual e o que garante a sustentabilidade do projeto é o acompanhamento, envolvendo a análise técnica da área de remuneração, a comunicação contínua, com reativação anual e atendimento às pessoas, via business partners, além do desenho de programas de desenvolvimento pela educação corporativa, coerente com as possibilidades mapeadas no Programa de Trilhas de Carreira. Tudo isso se torna um ciclo para verificação de indicadores, definição de cronograma de ações e revisões para evolução do modelo, somando a escuta às necessidades das pessoas, convergindo com as necessidades da empresa. Ao longo do projeto, desde a criação do “sentido”, por meio de uma comunicação simples e transparente, destaca-se o impacto na retenção e nos indicadores de gestão de pessoas, agregando ao clima e aos resultados do Grupo.

Sobre o Grupo

O Grupo Pardini está entre as maiores empresas de Medicina Diagnóstica do Brasil, com um portfólio de mais de 8 mil testes e um faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2018. A companhia conta com quatro canais de venda: Laboratório de Referência (Lab-to-Lab); Medicina Personalizada; Toxicologia; e Unidades de Atendimento ao Paciente (Patient Service Center - PSC), que processaram mais de 92,8 milhões de exames em 2018. No Lab-to-Lab, ocupa a liderança nacional na prestação de serviços de Apoio Laboratorial, com o atendimento a mais de 6 mil clientes em todo o país. No PSC são 120 unidades próprias nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. O Grupo é pioneiro no Brasil na montagem de uma plataforma de produção laboratorial automatizada de grande porte. 

Sobre o prêmio

Instituído pela ABRH-Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia (PSH) se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O nome da premiação faz uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Brasil e grande articulador para o reconhecimento da área de Recursos Humanos como estratégica nas organizações (veja no final da página).

MODALIDADES

• DESENVOLVIMENTO – Engloba cultura organizacional, formação de líderes, talentos, treinamento, educação corporativa, avaliação de desempenho, carreira e melhoria da saúde.

• ADMINISTRAÇÃO – É voltada a estrutura organizacional, custos de pessoas, produtividade, folha de pagamento, gestão de remuneração e benefícios.

• SUSTENTABILIDADE – Contempla ações de reciclagem, economia de energia e de emissões, adoção de escola, integração de imigrantes e outras iniciativas, sempre sob a liderança de RH e a mobilização de colaboradores e voluntários.

• ACADÊMICA – Premia estudos e pesquisas sobre gestão de pessoas de autoria de estudantes de graduação e pós-graduação.

• JOVEM – Com o objetivo de estimular o interesse pelo tema desde a juventude, é voltada a trabalhos ou cases de autoria de jovens com até 30 anos incompletos sobre temas de uma das quatro modalidades anteriores.