faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Grupo Opty adapta atendimento e institui a teleorientação

Article-Grupo Opty adapta atendimento e institui a teleorientação

Dr-Jonathan-Lake-2020-04-07-at-13.32.05--3-

A partir desta semana, gradativamente, sempre seguindo as orientações específicas das autoridades locais e buscando as melhores práticas para atender às necessidades de seus pacientes, as 40 unidades do Opty, maior grupo de atendimento oftalmológico da América Latina, estão retomando o atendimento de consultas de rotina e cirurgia eletivas. Como alternativa, pacientes em grupo de risco do coronavírus ou que prefiram se preservar da ida ao consultório nesse momento, podem tirar suas dúvidas e obter orientações médicas preliminares via plataforma digital, que conecta oftalmologistas e pacientes por meio da tecnologia.

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Opty, em consonância com as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio do Ofício CFM 1756/2020, e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), e visando o bem-estar de seus clientes, havia suspendido temporariamente o funcionamento de suas unidades, dedicando-se ao atendimento de pacientes prioritários, como recém-operados ou com doenças crônicas que necessitassem de acompanhamento especial, assim como emergências.

Oftalmologista online

Facilitando o isolamento necessário no combate ao coronavírus, o Grupo Opty está implementando o uso da teleorientação, por meio de aplicativo, com atendimento médico para orientações. Com acesso a prontuário eletrônico integrado com o histórico do paciente, análise de indicadores clínicos e protocolos de prevenção e tratamento, o oftalmologista poderá indicar a necessidade de uma consulta presencial ou direcionamento para exames imediatos, quando necessários.

A teleorientação por vídeo com o médico oftalmologista auxilia em casos como sintomas de irritação ocular (olho vermelho, ardência, coceira, sensação de areia); suspeita de conjuntivite; tersol; primeira orientação em caso de trauma ocular, baixa súbita de visão ou moscas volantes; hiposfagma (hemorragia conjuntival); orientações sobre lente de contato e questionamentos relacionados ao pós-cirúrgico, além de dúvidas gerais sobre saúde ocular.

Usando a inovação e a tecnologia para conforto dos pacientes, o projeto piloto teve início pelas unidades do Centro-Oeste (Distrito Federal) e Sul (Joinville) e também já está sendo implementado nas demais regionais, com pelo menos dois especialistas dedicados em cada localidade.