This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Grupo Fleury desenvolve teste para coronavírus

By 20 de fevereiro de 2020 Mercado

Elaborado em uma semana pela área de Pesquisa e Desenvolvimento, exame traz resultado em até dois dias para o estado de São Paulo e em até três dias para demais regiões no Brasil. Teste estará disponível em hospitais parceiros do Grupo

O Grupo Fleury acaba de lançar no mercado nacional um teste molecular para detectar o novo coronavírus (2019-nCoV). O exame, desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa em apenas uma semana, será disponibilizado nos hospitais parceiros do Grupo Fleury nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Assim como praticado na ocasião do surto de H1N1, por se tratar de uma situação de saúde pública, o Grupo oferece esse exame aos hospitais parceiros a preço de custo.

O teste baseia-se no método de PCR, seguindo protocolo alemão e validado de acordo com as normas do Colégio Americano de Patologistas (CAP). “A partir da chegada de reagentes importados no dia 6 de fevereiro de 2020, conseguimos desenvolver em tempo recorde, dentro de nossa área de P&D, o exame para detecção do novo coronavírus. O protocolo técnico foi totalmente elaborado pelo Grupo Fleury, que além dos testes com reagentes desenvolveu em paralelo todas as ações operacionais e logísticas para que o exame fosse disponibilizado para seus hospitais parceiros o mais brevemente possível”, conta Dr. Celso Granato, infectologista e diretor Clínico do Grupo Fleury.

A recomendação de utilização do teste seguirá o protocolo de cada instituição. No entanto, de acordo com a pouca literatura existente sobre este vírus tão novo, já se sabe que a realização do exame ainda nos primeiros 10 dias das manifestações clínicas dos sintomas é a forma mais eficaz de detectar o vírus.

Por se tratar de uma infecção respiratória, o diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir de uma amostra de raspado (swab) de nasofaringe, isto é, material obtido da mucosa do fundo do nariz com uma haste flexível. Também serão aceitos outros materiais do trato respiratório, como lavado nasal, lavado broncoalveolar e raspado de orofaringe. Profissionais de saúde responsáveis pela coleta devem seguir as precauções usuais para demais vírus respiratórios e usar avental, máscara PFF2 (N95), luva e óculos.

Após o procedimento, o material coletado é enviado para análise na área de biologia molecular. O resultado fica pronto em até dois (2) dias para o estado de São Paulo e até três (3) dias para as demais regiões brasileiras.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.