This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gastos com diabetes devem dobrar até 2030 e prevenção ainda é o melhor remédio

By 4 de fevereiro de 2020 Mercado

Ações de medicina preventiva podem auxiliar no controle de doenças graves no Brasil

Recente estudo publicado pela KPMG estima que os custos diretos e indiretos com o diabetes no Brasil mais do que dobrarão até 2030, saltando de US$ 57,7 bilhões para US$ 123 bilhões. Uma das causas para esse aumento é a expectativa de que a população idosa cresça dos atuais 17,7 milhões para 30,9 milhões no período, agravando a prevalência de doenças crônicas em todo o território nacional.

De acordo com o diretor Médico da MedLevensohn, Dr. Alexandre Chieppe, é preocupante notar essa tendência, principalmente porque o diabetes tipo 2 pode, muitas vezes, ser evitado, controlando-se a alimentação, adotando-se hábitos mais saudáveis e combatendo a obesidade e o sedentarismo. Segundo a pesquisa, as causas de morte predominantes no grupo etário dos idosos serão enfermidades cardiovasculares (42,3%), câncer (17,1%) e doenças crônicas por insuficiência respiratória (15,4%). Cerca de 80% dos casos de doenças cardíacas, AVC e diabetes poderiam ser evitados pelo controle dos fatores de risco, segundo a KPMG.

Para Dr. Chieppe, investir em atenção primária e prevenção é a melhor forma de aliviar os problemas no futuro. “O propósito tem de ser controlar fatores de risco, diminuindo o tabagismo, consumo de açúcar, sal, gorduras trans e incentivando a prática de atividade física. Com essas medidas, é possível reduzir a incidência de doenças graves na população”.

Nesse sentido, segundo o especialista, o paciente tem de estar no centro dos cuidados de saúde. Justamente por isso, ações como a circulação do MedMóvel, veículo adaptado da MedLevensohn e preparado especificamente para a realização de diversos testes point of care e medições, como glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial com rastreio de fibrilação atrial, são de suma importância para reduzir a incidência de doenças graves na população.

No final do ano passado, em parceria com as cidades de Três Rios e Teresópolis, no Rio de Janeiro, a unidade móvel iniciou suas ações nesses locais aproveitando a Semana de Prevenção de Diabetes. No total, mais de 400 pessoas receberam atendimento.

Diretor de Projetos da MedLevensohn, Francisco Guarisa ressalta que as eventuais doações de testes de glicemia e colesterol ao longo do ano para apoio a eventos também são uma forma de contribuir com a sociedade, levando medicina preventiva a diversos locais do Brasil.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.