This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Fiocruz Bahia lança plataforma de tecnologias para SUS

By 10 de dezembro de 2014 Mercado

A Fiocruz Bahia vai lançar nesta sexta-feira (12) sua Plataforma de Tecnologias para o SUS, no Parque Tecnológico da Bahia. Conectada à Rede Metropolitana Salvador (ReMeSSA), a nova plataforma, que é fruto de um convênio firmado com a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia (Secti), será iniciada com o projeto m-ACS, que pretende desenvolver soluções tecnológicas, com emprego de tablets, conectados à rede móvel de dados ou ao ponto de acesso wi-fi, com aplicativos (apps) específicos, desenvolvidos de acordo com as necessidades de atuação dos agentes comunitários de saúde, considerados o elo entre os moradores e as equipes de Saúde da Família.

LEIA MAIS
Saúde lança aplicativo que integra SAMU 192 ao Facebook

Atualmente, no Brasil, existem mais de 257 mil agentes, que participam de cerca de 35 mil equipes de Saúde da Família, com cobertura de 62 milhões de pessoas. Neste sentido, o projeto objetiva ainda estudar e propor novos usos dos dispositivos móveis e aplicar técnicas mais avançadas para análise dos dados da Saúde da Família, além de monitorar e entender o comportamento da saúde das comunidades, orientando o direcionamento de intervenções e ações em saúde pública. Com o projeto, são esperados impactos para o agente, para o gestor, para o cidadão e para o sistema em geral.

Estima-se que o desenvolvimento destes dispositivos possa ajudar na identificação e atuação de forma precoce em relação à história natural de doenças, permitindo ainda agilidade do fluxo e do tratamento da informação, tanto na transmissão, quanto na recepção, o que deve permitir direcionar melhor as ações das equipes da Saúde da Família. Os gestores, por sua vez, ganham ferramentas para monitoramento epidemiológico e a sociedade poderá ter à sua disposição a produção de novos conhecimentos, gerados a partir do cruzamento de informações importantes, devido ao volume de dados gerados.
De acordo com o diretor da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, os aplicativos e sistemas desenvolvidos serão disponibilizados para uso gratuito pelo SUS e um estudo piloto da solução será realizado na Região Metropolitana de Salvador. Após avaliação dos resultados, espera-se ampliar o piloto para outros municípios, com a realização de um estudo multicêntrico.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply