This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Farmácias clínicas ampliam prestação de serviços farmacêuticos

By 11 de janeiro de 2019 Mercado

As novas tecnologias e a velocidade – em tempo real – com que as informações são entregues geraram uma mudança no comportamento dos consumidores, transformações essas que também estão refletindo no setor da saúde. Com esse processo de transição e o crescimento de farmácias clínicas – lojas que não somente vendem remédios, como também acompanham a saúde do paciente –, agora os consumidores podem realizar exames laboratoriais na esquina de casa.
O que parecia um acontecimento do futuro está cada dia mais próximo.
A novidade tem se espalhado por farmácias de todo o país com o serviço Hilab, tecnologia que associa internet das coisas e inteligência artificial para acelerar a entrega de resultados laboratoriais, com o objetivo de proporcionar mais facilidade e comodidade ao usuário. O serviço utiliza apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo e emite os laudos, já com a validação de uma equipe de biomédicos, em aproximadamente 10 minutos.
Para Marcus Figueredo, CEO da Hi Technologies – empresa desenvolvedora do serviço –, a modernização ocorre em todos os segmentos e chegou a hora do setor da saúde dar passos, não somente para melhorar o atendimento para àqueles que já têm acesso, como também para possibilitar serviços laboratoriais de qualidade para os menos favorecidos. “Mais do que mudar a experiência do usuário e acompanhar a tendência mundial de modernização, nossa missão é democratizar a saúde no Brasil e no mundo, viabilizando exames laboratoriais para toda a população, independente da classe social”, comenta Figueredo.
Segundo dados da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias –, o número de estabelecimentos com salas de serviços farmacêuticos quase triplicou no último ano e a expectativa é chegar a 2,6 milhões de atendimentos clínicos até o final de 2018. Muitas das grandes redes já perceberam esse novo caminho de atendimento e em vários pontos do Brasil os consumidores já têm acesso a exames como Beta HCG, perfil lipídico, HIV, dengue, zika e muitos outros.
Consumidores de muitos estados brasileiros já encontram o serviço em redes como Pague Menos, Nissei, Panvel, São Bento, Araújo e a expectativa é ampliar os serviços laboratoriais em milhares de outras redes e farmácias independentes até o final de 2019.
A VP comercial da Pague Menos, Patriciana Rodrigues destaca que “essa sinergia com a Hi Technologies permitiu a ampliação dos serviços farmacêuticos realizados por nossos profissionais nas salas do Clinic Farma. A partir da tecnologia da empresa, conseguiremos proporcionar mais facilidade e mais cuidado com a saúde dos nossos clientes em todo Brasil”.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply