This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Farmácia Doce Vida: informação e qualidade de vida em Diabetes

By 29 de outubro de 2013 Empreendedorismo, Mercado

Desde 2006, a Farmácia Doce Vida está de portas abertas e funciona como um ambiente especializado no fornecimento de produtos essenciais ao tratamento do diabetes no Brasil além de apresentar uma função inovadora e diferenciada na educação em diabetes.

Atualmente, há cerca de 12 milhões de diabéticos no Brasil. Segundo Aloísio Sotero – especialista em marketing digital e sócio da empresa desde 2008 – a Farmácia Doce Vida tem como meta atingir 5% dessa população específica. Hoje, a empresa abrange cerca 0,5% desse setor. Para que o negócio se torne mais rapidamente escalável, a empresa está aberta a negociações com investidores interessados no mercado da saúde e alinhados à missão da empresa de se consolidar como referência em excelência e inovação para os portadores de diabetes no Brasil.

A empresa fornece produtos já consagrados pelo mercado, mas vai além em iniciativas como o MedInBox – um delivery personalizado baseado nas necessidades básicas mensais do diabético que, além do tratamento completo com tiras, agulha, medicação e a insulina, conta com a possibilidade de inclusão de produtos dietéticos escolhidos a gosto pelo cliente. Esse produto a ser implantado no futuro próximo contém muitas das qualidades da Farmácia Doce Vida, uma vez que mostra conhecimento do segmento atingido desde o início até o final do tratamento além de ser uma alternativa prática e simples, o que favorece sua aceitação (e gera receita mensal recorrente pra empresa). Mônica Lenzi – idealizadora e fundadora da empresa – conta ainda que está em fase de negociação com editoras que incluiriam no produto revistas ou livros informativos sobre o diabetes e como fazer o melhor uso dos produtos e tecnologia disponíveis visando o melhor tratamento em saúde.

Desde o início das vendas à distância, a empresa conta com uma parceria com os Correios, o que permite entregas em locais remotos do país e se mostra um diferencial positivo nos comentários de clientes que residem em cidades mais distantes dos grandes centros.


Farmacia_Doce_Vida_B

Além disso, usam os serviços da AzulCargo – que consideram uma alternativa confiável diante de um dos entraves ao empreendedorismo ainda comuns no país como a possibilidade de greve dos Correios. Contam ainda com uma loja física como sede, onde a empreendedora começou suas atividades em 2006, em Blumenau.

Sobre a relação com os clientes, a empresária afirma ainda que, mesmo com a expansão para o e-commerce, usa como princípio direcionador a idéia de que a venda no ambiente virtual é também uma relação humana – “há pessoas dos dois lados do computador”. Explica ainda que, além de considerar isso um valor, aplica esse fundamento nos negócios. Por exemplo, dado que a maior parte dos portadores de diabetes no Brasil são do tipo II – população que é afetada pela doença numa idade mais avançada, o site conta com letras maiores que o normal a fim de que seja visualmente mais agradável ao cliente. Além disso, a empresa conta com diversos canais de comunicação como newsletter diário e específico aos interesses de cada grupo de clientes, chat online, televendas além do contato por meio das redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Blog, Flickr, Pinterest), as quais são administradas por profissionais que trabalham exclusivamente com o marketing digital.

Para as especificidades do e-commerce, a empreendedora dá ainda algumas dicas de ferramentas que auxiliam bastante no desenvolvimento da venda dos seus produtos. Uma delas é o ClickTale – uma ferramenta de Web Analytics que analisa bem a interação do cliente com o site. Dessa forma, a empresa pôde perceber que, embora o cliente apresentasse facilidade em encontrar os produtos que desejava, tinha dificuldade em finalizar a compra. Como solução, o DoceVida investiu tanto na televendas quanto  na certificação do site pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o que estimula a segurança e confiabilidade do site diante da maior parte dos seus clientes – uma geração não acostumada a confiar em vendas online. Quanto ao melhor entendimento dos concorrentes, a empresa usa o Alexa – ferramenta que permite a análise estatística do andamento de qualquer site em atividade.

Desde o início, a empresa apresenta também parcerias com os médicos da região e atuam como “extensão do consultório médico”. Dessa forma, atuam fortemente na educação em diabetes ao ensinar como usar os medicamentos e aparelhos necessários ao tratamento diário da doença. Um exemplo dessa iniciativa é o canal do YouTube, usado para contribuir com o aprendizado do paciente:

[youtube=http://youtu.be/_Fqgy3EUNjA]

Como estratégia de marketing, não acreditam muito em ações de guerrilha como banners em shoppings ou em estabelecimentos comerciais sem um filtro prévio, uma vez que prezam por atenuar a agressividade nesse primeiro contato a fim de que seja criado um vínculo mais sólido com seus clientes. Por isso, investem em anúncios em revistas especializadas e na divulgação desde o consultório médico. Consideram também parcerias com planos de saúde para o melhor gerenciamento dos custos advindos dessa parcela dos usuários portadores de doenças crônicas, como é o caso dos pacientes diabéticos.

Em termos de fontes de receitas, a empresa conta com 80% do seu income vindo do e-commerce e o restante das vendas na loja física. O objetivo da empresa é compor sua renda com 95% resultante das vendas na loja virtual. Quanto aos principais custos, há a manutenção do servidor, pagamento de funcionários – são 23, dos quais 10 com vínculos diretos além da contratação de serviços de transporte e distribuição dos produtos.

Apesar de problemas comuns ao empreendedor brasileiro como altos valores de frete para as regiões norte e nordeste, dificuldades de distribuição no prazo e vagarosidade no registro da marca, a Farmácia Doce Vida mostra claramente o seu DNA inovador e dinâmico desde o início. Fundada com capital próprio, a empresa pôde se desenvolver com seus valores-base muito consolidados tais como a importância da educação em diabetes junto à venda do produto propriamente dita. Prova disso é a iniciativa da criação do MedInBox, que além do produto, visa entregar ao cliente o tratamento completo associado a material informativo.

No entanto, o time acredita que é hora de crescer mais e, com a rodada de investimentos que pretendem levantar, a equipe Doce Vida acredita poder fazer dos números uma variável mais favorável ao que consideram empreender em saúde: cuidar de pessoas.

 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre startups digitais em saúde ? NÃO DEIXE DE PARTICIPAR da conferência Health 2.0 Latin America, dia 06 e 07 de Dezembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo!

Se você tem uma startup digital em saúde esta a oportunidade ideal para apresentar sua idéia! Se você é um profissional de saúde ou executivo do setor esta é a oportunidade perfeita para integrar o movimento de saúde digital !

Venha fazer parte do movimento que está transformando a saúde !

INSCREVA-SE: CLIQUE AQUI

Health2.0LA

Scarlett D'Ávila

About Scarlett D'Ávila

Leave a Reply