This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Extrafarma investe em iniciativas de eficiência energética

By 20 de julho de 2020 Gestão, Mercado

Iniciativas para menor consumo de energia e maior consumo de fontes renováveis permitem ganhos relevantes de eficiência energética

A busca por maior eficiência energética é um dos pilares da matriz de sustentabilidade da Extrafarma. Entre as diversas ações em que a empresa investe, destacam-se a utilização de geração distribuída a partir de fontes renováveis, a substituição da iluminação de lojas e centros de distribuição para LED de alta eficiência, a automação de ar-condicionado para menor consumo de energia na climatização de lojas e a compra de energia no mercado livre para os centros de distribuição da companhia.

Segundo Rodrigo Reis, gerente executivo de engenharia e expansão, o início da utilização de geração de energia distribuída é um marco para a Extrafarma. No primeiro trimestre de 2020, foram iniciadas operações de duas usinas de biogás para atender as 85 lojas da rede no Maranhão e em Pernambuco. Está previsto o início de operação, a partir de 2021, de outros dois parques de geração de energia solar, que beneficiarão cerca de 200 lojas da rede no Pará e no Ceará. Com esses projetos de geração distribuída, estima-se uma economia de 15% no custo de energia pela empresa.

A Extrafarma também praticamente concluiu a substituição de luminárias convencionais por modelos em LED de alta eficiência. A empresa, que conta com 3 centros de distribuição e 411 lojas em 11 estados, já possui mais de 90% do parque com essa tecnologia. Além da redução no consumo de energia, o LED promove iluminação de maior qualidade e mais conforto visual para funcionários e clientes.

Outro vilão nas contas de luz, o ar-condicionado também está na mira das iniciativas de eficiência energética. Um projeto de automação da climatização de lojas em fase inicial, utilizando algoritmos para otimizar a entrada e saída dos compressores do ar-condicionado, tem permitido a redução de até 30% no consumo de energia dos aparelhos.

“Entendemos que reduzir nosso consumo de energia e utilizar energia de fontes renováveis contribuem para uma operação mais sustentável, oferecendo serviços de qualidade a nossos clientes com redução de custos. Com o cenário de maior escassez de recursos naturais, também damos nossa contribuição para a sociedade e o planeta com consumo otimizado e consciente de energia”, complementa Reis.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.