This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Exames de tomografia do tórax crescem 124% no país na pandemia do coronavírus

By 4 de setembro de 2020 Mercado

Busca por procedimento mais do que dobrou entre abril e julho;

Exame auxilia no diagnóstico da gravidade e progressão da Covid-19.

A realização de exames de tomografia do tórax mais que dobrou durante a pandemia do novo coronavírus, crescendo de 2.900 exames em abril para 6.500 exames em julho deste ano – aumento de 124%. Os dados são da Medvia Diagnóstica, empresa de telerradiologia do Grupo CURA especializada em diagnóstico por imagem e presente em 14 Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

O exame de tomografia do tórax auxilia no diagnóstico da presença, gravidade e progressão da Covid-19 no organismo, sendo considerado um procedimento complementar aos exames sorológico e RT-PCR. Assim, a maior procura pelos exames de tomografia do tórax acompanhou a alta do número de casos da Covid-19 no país. Além disso, o principal órgão afetado pelo vírus é o pulmão, e o exame é capaz de detectar essas alterações pulmonares.

“A tomografia se tornou o instrumento mais importante da avaliação da doença, junto aos exames de laboratório, tanto para o diagnóstico, como para a classificação de gravidade da doença e o controle evolutivo, o que elevou de forma significativa a solicitação desse exame”, afirma o doutor e radiologista Pedro Carvalho, da Medvia.

“A tomografia Computadorizada do tórax pode ser particularmente útil em pacientes com quadros suspeitos de Covid-19 nos quais os testes laboratoriais forem negativos ou inconclusivos. Além disso, o exame auxilia na estratificação do risco de formas graves da doença, uma vez que o comprometimento pulmonar e a sua extensão podem ser avaliados”, avalia o doutor Charlles Heldan Castro, médico responsável técnico pelo CURA.

De acordo com César Penteado, radiologista e diretor técnico do Grupo CURA, além de permitir o acompanhamento e evolução do vírus no organismo, a tomografia de tórax deve desempenhar um papel fundamental após a pandemia do coronavírus. “O exame poderá detectar eventuais sequelas e alterações pulmonares, contribuindo para um tratamento posterior”, conclui.

Ações na pandemia

O Grupo CURA realizou um trabalho incansável durante a pandemia do coronavírus de modo a seguir oferecendo um atendimento de excelência aos seus pacientes. Para isso, ampliou as modalidades de exames para atender a população de forma segura e eficiente, possibilitando aos pacientes manterem os seus tratamentos médicos.

Desde maio, a companhia passou a oferecer o Drive-thru para exames de detecção da Covid-19, que permite ao paciente colher o exame em menos de cinco minutos e sem sair do carro, reduzindo seu contato físico e exposição a riscos. O exame prevê teste molecular ou sorológico rápido por imunocromatografia – pesquisa de anticorpos contra o novo coronavírus em amostra de sangue.

O Grupo lançou também ao walk-thru, em São Paulo. Nessa testagem, os preparativos de coleta, montagem de kits, autorização junto à operadora do plano de saúde e preparação do ambiente, são realizados antes da chegada do paciente, otimizando o processo e reduzindo a permanência dos pacientes na clínica. Nesse sentido, o CURA lançou em São Paulo também a coleta domiciliar, que permite ao paciente realizar a testagem sem sair de casa, com conforto e eficiência. O atendimento pode ser feito mediante agendamento prévio e, com o pedido médico, por telefone.

Por fim, a parceria entre Grupo CURA e Cuco Health, firmada em junho, passou otimizar de maneira segura, eficiente e estratégica os exames dos colaboradores por parte das empresas neste momento de retorno às atividades presenciais. O projeto inovador traz recursos altamente tecnológicos para auxiliar as empresas na retomada com segurança.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.