This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Exame genético indica medicamentos mais eficazes para tratamentos psiquiátricos

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid” bg_image_animation=”none”][vc_column_text]Genera analisa o metabolismo a partir de DNA e ajuda a evitar toxicidade e a adequar dose de remédios. Laboratório brasileiro desenvolve teste mais acessível

Whindersson Nunes, Adele, Jim Carrey e Demi Lovato são algumas das grandes personalidades que enfrentam uma luta diária contra a depressão – considerada o mal do século. E eles não estão sozinhos. No Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com o transtorno, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com a diversidade de tratamentos disponíveis, pacientes e psiquiatras enfrentam a exaustiva fase de tentativa e erro para descobrir a terapia mais adequada.

Porém, a partir de uma amostra de sangue ou de saliva é possível compreender a reação de cada indivíduo a determinados medicamentos e, assim, alcançar o maior sucesso na prescrição. Foi com base nas variantes genéticas mais comuns entre os brasileiros que a Genera desenvolveu o teste farmacogenético que analisa as duas principais enzimas que metabolizam grande parte das medicações psiquiátricas.

“Quase 50% dos pacientes com depressão e em torno de 25% dos quadros de ansiedade não têm uma resposta positiva ao primeiro tratamento, em razão das particularidades dos fármacos e o tempo de metabolismo da pessoa”, diz Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador do laboratório. Isso pode fazer com que um medicamento não tenha o efeito desejado ou até que venha a ser tóxico.

O resultado do exame permite ao médico conhecer o perfil de metabolização dos principais remédios e indicar com precisão os mais recomendados e nas dosagens ideais. “A medicina personalizada é uma realidade, e mostra cada vez mais força dentro de áreas como a psiquiatria, principalmente porque nosso maior desafio é a remissão completa de sintomas”, conta Henrique Garcia da Costa, psiquiatra parceiro da Genera.

Personalizado e acessível

O alto custo para adquirir o resultado assusta: ele pode chegar a R$ 6 mil. Mas, para que mais pacientes possam ter acesso ao devido tratamento, o laboratório oferece o teste com valor mais acessível. “A metodologia do exame consiste na genotipagem das variantes dos genes CYP2D6 e CYP2C19 mais presentes nos brasileiros e não no sequenciamento completo, como costuma-se fazer. Dessa forma a quantidade de reagentes necessária é menor, o que reflete em um preço reduzido e a entrega da análise é mais rápida sem comprometer a qualidade do resultado para a população brasileira”,
explica di Lazzaro.Disponível nas 12 unidades da Genera, o exame é disponibilizado em 15 dias úteis, contempla a reação de 26 medicamentos, dentre opioides, benzodiazepínicos, antidepressivos e antipsicóticos.
Sobre a Genera
Laboratório especializado em genética, é o único brasileiro a oferecer o teste de ancestralidade. Além disso, oferece exames de identificação humana, sexagem fetal, saúde e bem-estar e doenças genéticas. Fundado em 2010, já analisou mais de cem mil pessoas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply