This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Evento sobre reprodução humana discute intercâmbio de informações

By 14 de agosto de 2003 Mercado

Começa amanhã, em São Paulo, o I Consenso Latino-Americano em Imaginologia e Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos em Reprodução Humana, em paralelo ao no VIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia. Entre os principais temas debatidos no evento está a necessidade de intercâmbio entre médicos e profissionais que realizam exames de imagem como ultrasonografia, ressonância, entre outros. Um dado alarmante tem preocupado especialistas em reprodução humana e imaginologistas brasileiros: cerca de 40% das cirurgias em reprodução humana (ginecologia) são consideradas incompletas ou indevidas.
Segundo o Dr. Nilson Donadio, especialista em reprodução humana e promotor do evento, muitas mulheres passam por mais de uma cirurgia por não haver o diagnóstico completo do médico, que utilizou imagens incompletas para definir o ato cirúrgico. “Não há um intercâmbio entre o médico e o imaginologista. Este último não sabe quais informações pré-tratamento precisam destacar na imagem. O ginecologista, por sua vez, não informa os detalhes técnicos dos atos terapêuticos e não sabe “ler” com precisão as imagens”.
Outro problema é restrição dos convênios médicos, que limitam o número de pedidos de imagem. “Os convênios não liberam todos os exames que seriam necessários para diagnosticar com precisão. Muitas vezes, o médico faz isso com apenas uma ultrassonografia, que não é suficiente.Muitas vezes é necessária a repetição dos exames”.
Os médicos especialistas, juntamente com imaginologistas estão se reunindo diariamente há mais de um mês para discutir o assunto e levá-lo para o consenso. É preciso evidenciar o problema que atinge toda a sociedade, principalmente as mulheres. Há casos como de meninas de 15 ou 16 anos que têm os ovários retirados sem necessidade, e há pacientes que estão indo para a terceira cirurgia, pois as últimas foram incompletas.
O I Consenso Latino-Americano em Imaginologia e Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos em Reprodução Humana, acontece de 15 a 17 de agosto, em paralelo ao VIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, no ITS Expo, na Av. Roberto Zuccolo, 555, Vila Leopoldina (São Paulo). Mais informações pelo telefone (11)3862-2705.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply