This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Siemens vende unidade e parece estar saindo do setor de saúde

By 8 de novembro de 2014 Mercado
M&A-estrategia-empresarial-siemens-AASI

Pivotar é uma estratégia empresarial chave para muitos empreendimentos e, com certeza, quase nenhum resultado final de desenvolvimento de empresa é o mesmo que a ideia inicial do fundador. As empresas precisam ser flexíveis e encararem a mudança como parte da sua estratégia empresarial.

Em grandes empresas, a mesma coisa deve acontecer e algumas áreas devem ser revistas para que o crescimento da empresa continue ou o foco em seu core seja maior. Esta foi a estratégia da Siemens, empresa que já está no mercado de saúde há vários anos. A última notícia é de que o gigante alemão vendeu seu setor de próteses auditivas por $2,68 bilhões para uma firma de private equity, a EQT Partners e para a Santo Holding, uma empresa de uma família alemã, a Strüngmann.

A EQT vai ter uma porção majoritária da empresa nova e a Santo Holding uma menor parte. A Siemens vai manter uma parte de cerca de $250 milhões em investimento preferencial na unidade e, segundo a empresa, a receita em 2014 foi de $860,8 milhões de dólares. Foi planejado um IPO para essa unidade no começo do ano, mas o mesmo foi arquivado graças a redução de atividade no mercado de ações. O acordo foi fechado em outubro, mas a venda só deve ser concluída em 2015. A EQT, então vai ter outra empresa de saúde em seu portfolio de investimentos, que conta com 9 players médicos.

A venda de sua unidade Audiology Solutions segue duas outras negociações envolvendo operações da empresa, de TI e de microbiologia, levantando a especulação de que poderia vender toda sua unidade de saúde, bastante conhecida por seus devices de imagem. Em maio, a empresa anunciou que vai manter toda sua unidade de saúde como uma entidade standalone, algo que costuma acontecer antes de uma futura separação. Em declaração, o CEO da emrpesa disse que a unidade permanecerá dentro do conglomerado como uma empresa dentro de outra empresa. A estratégia empresarial é gerenciar a unidade separadamente, dando maior liberdade de ação a ela.

“O time está bastante empolgado em receber a EQT como um novo parceiro e nós esperamos levar nosso negócio para seu potencial máximo através de investimentos continuados e da rede de conselheiros com expertise específica para próteses auditivas”, disse Roger Radke, CEO da Siemens Audiology Solutions.

Em setembro, a Siemens anunciou seus planos de adquirir uma empresa americana de equipamentos para petróleo, a Dresser-Rand, mostrando para onde a estratégia empresarial da empresa está focada a longo prazo.

Nathalia Nunes

About Nathalia Nunes

Fonoaudióloga formada pela FMUSP, com MBA em Economia e Gestão em Saúde na UNIFESP e apaixonada por comunicação, negócios e tecnologia em saúde. Na Live, trabalho com Marketing, Pesquisa e Conteúdo, tanto na produção de materiais editoriais e de pesquisa, quanto na difusão de temas e ações relacionados a negócios em saúde.

Leave a Reply