This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Estar ativo nas redes sociais é quesito essencial para as farmácias

By 13 de outubro de 2020 Mercado

Conexão ativa pode fortalecer o relacionamento com o cliente e a expansão dos negócios

É difícil imaginar que uma empresa ou negócio não estejam conectadas às redes sociais e a internet, hoje em dia. Estar presente no Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo, é vital para a sobrevivência da empresa. “E quem não está, precisa correr e entrar na onda das redes sociais ou corre o risco de ficar para trás”, é o que aponta o diretor de marketing da startup MyPharma, Carlos Henrique Soccol.
“A internet está presente na vida dos brasileiros, seja trocando mensagens no WhatsApp, navegando pelo Instagram e Facebook, buscando informações no Google, enfim, as empresas que não estão ligadas a esses canais não sobreviverão por muito tempo”, complementa Carlos.
Para ele, o propósito das redes sociais no varejo farma é de criar conteúdos de valor, com base forte de audiência e de relacionamento com os clientes. Não basta apenas encaminhar flyers de ofertas promocionais aos clientes, é necessário firmar uma comunicação sólida e ativa com eles.
Dicas práticas de como se destacar nas redes sociais:
Carlos elenca, ainda, algumas dicas práticas que poderão ser aplicadas nas farmácias, a fim de potencializar as redes sociais e a relação entre empresa e cliente.
Dica 1: Crie listas de transmissão de conteúdo e ofertas no WhatsApp. Divida essas listas inicialmente em dois perfis: homens e mulheres. E envie semanalmente conteúdos de valor, como uma oferta promocional de algum produto ou combo que tenha alta procura pelo perfil da lista de transmissão. Exemplo: para a lista de transmissão masculina, utilize um kit de espuma de barbear e uma lâmina e para a lista de transmissão feminina, um kit com hidratante corporal e filtro solar. Lembre-se de manter constância – pelo menos semanal – do envio das listas de transmissão.
Dica 2: Monte uma ficha altamente otimizada na ferramenta Google Meu Negócio. Hoje, 92% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar em uma loja de varejo. Estar otimizado na primeira página do Google é requisito fundamental para os negócios. Além disso, ter um website otimizado também é crucial para aparecer no Google.
Dica 3: Poste todos os dias conteúdos e dicas no Instagram da farmácia. De preferência, utilize o stories mais que uma vez ao dia, pois isto criará uma audiência cativa e engajada com o seu público. Se apropriar dos recursos dos stories do Instagram como o Perguntas e Respostas, também gerará maior engajamento da sua empresa com seus clientes.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.