faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Especialistas divulgam perspectivas terapêuticas com células-tronco

Article-Especialistas divulgam perspectivas terapêuticas com células-tronco

Professor destaca a possibilidade de tratamento e cura da asma e da esclerose lateral amiotrófica

Novas perspectivas terapêuticas no tratamento de doenças usando células-tronco foram apresentadas no primeiro dia do Congresso de Células-Tronco e Terapia Celular, no Rio de Janeiro (leia matéria anterior). Segundo a Agência Fapesp, durante o evento o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Julio Voltarelli, mostrou os resultados de pesquisas com transplante de células-tronco hematopoéticas no diabetes do tipo 1 e outras doenças auto-imunes. Além disso, o especialista destacou a possibilidade de tratamento e cura da asma e da esclerose lateral amiotrófica (ELA) ? doença incurável que se caracteriza pela degeneração progressiva dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal.
De acordo com o professor, também há evidências teóricas que apontam que a terapia com células-tronco pode funcionar no caso da asma. Voltarelli destaca que quanto à esclerose, a intenção é iniciar os teste em 2005 e para isso a comissão de ética da USP será consultada.
Ainda no primeiro dia do congresso no Rio de Janeiro, Nicole Lê Douarin, do Institut de France e do Instituto de Embriologia do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, apresentou uma sessão sobre o uso de células-tronco animais na regeneração celular e no reparo de tecidos. Outra francesa, Anne Fagot-Largeaut, do College de France, falou sobre as discussões filosóficas e antropológicas da terapia celular e do uso de células-tronco embrionárias humanas.

TAG: Hospital