This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Entidades e governo discutem saúde na Amazônia

By 8 de agosto de 2003 Mercado

Começou ontem em Manaus (AM) a I Oficina de Planejamento Regional em Saúde da Amazônia Legal, promovida pelo Ministério da Saúde, no Parque Municipal do Idoso. O encontro vai até sábado, dia 9, e tem como objetivo discutir propostas que agilizem o processo de adequação do Sistema Único de Saúde (SUS) à realidade local, aproveitando a biodiversidade da região em favor do desenvolvimento sustentável, especialmente das comunidades ribeirinhas. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, lançado em maio, no Acre, informa a Agência Saúde. Com o tema “Construindo uma Agenda em Saúde para a Amazônia Legal”, o encontro vai reunir os secretários estaduais de saúde dos nove estados da Região Amazônica (AC, AM, AP, PA, RO, RR, TO, MT e MA), os secretários municipais das capitais e representantes de municípios do interior.
Também estarão presentes membros dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, Ministérios da Defesa, da Integração Nacional, do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual, organizações não-governamentais e representantes dos usuários e dos profissionais de saúde. A expectativa é que mais de 250 participem do evento.
Após esta oficina, o Ministério da Saúde promoverá reuniões em todos os Estados da Amazônia Legal. No mês de outubro, o projeto final do planejamento em saúde da Região Amazônica será apresentado no seminário de encerramento em Belém (PA).
A I Oficina de Planejamento Regional em Saúde da Amazônia Legal está sendo transmitida ao vivo pela Rede Floresta de Televisão, da Eletronorte. Cerca de 200 pessoas podem acompanhar em tempo real as discussões a partir das salas de videoconferência da empresa espalhadas em várias cidades da Região Amazônica.
Com a parceria do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será implantada a unidade de Gestão Integrada do Plano de Saúde da Amazônia Legal. Localizada na sede do Sipam, esta unidade será um espaço através do qual as três esferas de governo poderão acompanhar a situação epidemiológica e organizacional do SUS nos Estados.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply